Em 2021, mais de 17 mil empresas foram abertas em Joinville; veja dados

No ano passado, o número de empresas que se instalaram no município também aumentou

Em 2021, mais de 17 mil empresas foram abertas em Joinville; veja dados

No ano passado, o número de empresas que se instalaram no município também aumentou

Yasmim Eble

Mais de 17 mil empresas foram abertas durante 2021, em Joinville. Número é 15,83% maior que o ano de 2020, em que 15 mil empresas foram abertas. Os dados foram coletados do painel Mapa de Empresas do Ministério da Economia.

As matrizes e filias também aumentaram durante o ano, em torno de 16,49% e 0,34% respectivamente.

Ao todo, em Joinville, 78 mil empresas estão ativas na cidade. Outras 74 mil matrizes e mais de 4 mil filiais funcionam.

Viabilidade

A viabilidade para abrir novos negócios também melhorou nos últimos dois anos. Em 2021, o tempo de abertura de empresas caiu para três dias e oito horas, cerca de nove horas a menos que em 2020. O mesmo se dá para o tempo de viabilidade, que caiu para dois dias e 23 horas, e o tempo de registro, que agora pode ser feito em nove horas.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), Fábio Jovitá, esses são resultados do início do mutirão de desburocratização que aconteceu na cidade desde o início de 2021. “Nós fomos em cada secretaria para entender o cenário, buscar as instruções normativas e revisar todos os documentos e portarias exigidas”, explica.

Isso foi necessário para identificar gargalos para o crescimento de empreendimentos na cidade. Em março do mesmo ano, começou a ser estruturado e planejado o Espaço do Empreendedor. “Nós também focamos em treinar a nossa equipe, capacitando os profissionais externos e internos. Contribuindo para a redução dos prazos”, conta Fábio.

Entre 2016 e 2021, Joinville abriu mais de 74 mil empresas, 69 mil microempresas e duas mil empresas de pequeno porte, além de outras duas mil pelo Microempreendedor individual (MEI). Sendo que, em média, 23% desse número se concentra apenas em 2021.

Empresas fechadas

O número de empresas fechadas também foi alto no ano passado. Em 2021, mais de 5.606 mil empresas (33,44%), 5.283 mil matrizes (32,81%) e 323 filiais (44,84%) fecharam em Joinville.

Nos últimos cinco anos, foram mais de 28 mil empresas, 26 mil microempresas, 706 empresas de pequeno porte e mais de mil empresas pelo MEI fechadas entre 2016 e 2021.

O ano passado está em segundo lugar, com um percentual, em média, de 20%, atrás apenas do ano de 2018, com uma média de 25%.

 

Principais atividades econômicas

Entre 2016 e 2021, segundo dados do painel Mapa de Empresas do Ministério da Economia, as principais atividades econômicas por natureza jurídicas das empresas ativas é a dos empresários individuais, com 58.991 mil empresas, da sociedade limitada, com 12.934 mil empresas, e o terceiro é a categoria de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), com mais de mil empresas.

Nos anos de 2019, 2020 e 2021, as naturezas jurídicas se repetem. Com o maior número de empresas ativas em 2021 nas categorias. São 13.676 empresas com empresários individuais, 3.568 com sociedade limitada e 182 com Eireli.

Já para as atividades econômicas das empresas ativas, as cinco primeiras estão relacionadas principalmente ao comércio varejista, de vendas e beleza.

 

Já as fechadas também estão concentradas nas mesmas categorias das abertas. Entre 2016 e 2021, cerca de 22.340 empresas de empresários individuais foram fechadas, em seguida as de sociedade limita passam de cinco mil fechadas e 733 pelo Eireli.

Crescimento da cidade

Segundo o secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud), Marcel Virmond Vieira, esse crescimento aconteceu por conta de dois aspectos fundamentais. “O primeiro pilar é que a gente tem um ecossistema empresarial extremamente forte e diversificado em todos os segmentos empresariais”, explica.

Esse pilar, segundo o secretário, faz com que Joinville tenha o suporte necessário para as empresas, principalmente os empresários que escolhem se instalar na cidade e querem saber como é a logística do local. “O segundo pilar é o humano. As pessoas de Joinville têm orgulho de trabalhar e de empreender. Isso faz com que a cidade se torne um ambiente de inovação”, completa.

Para Marcel, desde 2016 Joinville vem crescendo bastante e diversificando a população, fazendo o poder público aperfeiçoar os atendimentos. Por exemplo, na Secretaria da Fazenda cerca de 96% dos serviços são eletrônicos. “Dez anos atrás atendíamos em média 300 pessoas presenciais. Hoje em dia não passamos de 60 atendimentos presenciais, mas nossos números apenas crescem”, acrescenta.

Etapas

Em Joinville, a abertura de empresas, matrizes e outras categorias é dividida em duas fases: a viabilidade e emissão do alvará. Segundo Fábio Javitá, secretário de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), aumentou o número de pessoas trabalhando na primeira fase para diminuir a etapa de viabilidade, que estava muito extensa.

De início a viabilidade ficava entre três há quatro dias. Atualmente, o período é de dois dias. “Dessa forma o empreendedor já tinha a resposta se podia ou não abrir sua empresa na área desejada. Diminuindo a segunda etapa”, explica. Como consequência, as emissões do alvará de autorização e permanência foram reduzidos.

Segundo dados da Prefeitura de Joinville, desde abril de 2021, houve um incremento de 20% de empresas se instalando em Joinville, comparado com 2019 e 2020. “O espaço do empreendedor também agregou nesse número. Agora as pessoas tem acesso ao conhecimento, a legislação publicável e os espaços presentes aqui”, acrescenta Fábio.

Desafios da cidade

Atualmente, os principais desafios envolvem a legislação de Joinville. Para o secretário da Sama, Fábio Javitá, é necessário adequar a legislação da cidade para poder identificar quais as empresas que não precisam de autorização para iniciar seu funcionamento.

“Queremos instituir futuramente serviços auto declaratórios, assim podemos iniciar uma exploração das atividades empresariais, reduzindo o número de processos e melhorando a quantidade”, explica. Ele reforça que também é necessário melhorar nos prazos dos requerimentos e continuar trabalhando na capacitação interna e extensa da equipe.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo