Em 33 anos, fundação Pró-Rim alcança a marca de 1.800 transplantes realizados
Neste ano de pandemia, com apoio do São José, foram realizados 54 procedimentos
Neste ano de pandemia, com apoio do São José, foram realizados 54 procedimentos
Nesta terça-feira, 22, a Pró-Rim completa 33 anos desde a sua fundação. Neste período de tempo, a instituição alcançou a marca de 1.800 transplantes realizados.
Apesar das dificuldades em realizar os procedimentos cirúrgicos na pandemia, em parceria com o Hospital Municipal São José de Joinville (SC), a equipe da Pró-Rim efetuou, até hoje, 54 transplantes ao longo do ano de 2020.
O impacto na inviabilidade dos transplantes veio em decorrência da alta ocupação das UTI’s e mobilização de todos os esforços e recursos hospitalares para atendimento dos casos da Covid-19.
“Proporcionar um tratamento renal, digno e humanizado em meio a Covid-19 tem sido um grande desafio. Com o comprometimento e profissionalismo de nossas equipes, intensificamos os cuidados e mantivemos o tratamento de forma segura para nossos pacientes e colaboradores. Foi um ano desafiador, mas também de grande aprendizado para a instituição, assim como para toda humanidade”, comenta o Presidente da Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira.
A dedicação das equipes foi reconhecida por meio da recertificação internacional Qmentum, concretizada no mês de novembro deste ano. A instituição, também, foi a primeira de nefrologia, fora de um ambiente hospitalar, no mundo a alcançar a qualificação na metodologia da Accreditation Canada International no ano de 2017, e agora, a primeira entidade a receber a certificação de forma digital em 2020, em virtude da pandemia.
Para o presidente, é um momento especial de celebrar esta conquista. “Representa que buscamos as melhores práticas na área de saúde, voltadas ao paciente, aplicando, qualidade na atenção, tratamento humanizado e diferenciado, realizado acima de tudo com segurança”, complementa o Presidente.
O sonho de fazer um tratamento diferenciado para os pacientes que apresentam doenças renais crônicas, bem como a comprovação das dificuldades existentes na saúde pública, fez com os dois médicos nefrologistas Dr. José Aluísio Vieira e Dr. Hercilio Alexandre da Luz Filho se mobilizassem para mudar esse cenário. Em 22 de dezembro de 1987 é criada a Fundação Pró-Rim.
Aos poucos, novas unidades da instituição foram criadas no estado de Santa Catarina para atender a demanda de pacientes renais, nos municípios de São Bento do Sul e Balneário Camboriú. Há mais de 15 anos, a instituição também presta seus serviços para o estado do Tocantins, tendo clínicas na capital Palmas e na cidade de Gurupi.
Atualmente, a instituição atende mais de 720 pacientes renais crônicos no tratamento de hemodiálise em suas cinco unidades. Em Santa Catarina, as clínicas da Pró-Rim recebem pacientes de 15 cidades e em Tocantins são mais de 50 municípios credenciados para o tratamento.
Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal