Jery Souza/JEC
Em busca da classificação no Catarinense, JEC visita Chapecoense neste sábado
Partida pela última rodada da primeira fase ocorre em Xanxerê
Com objetivo de se classificar à próxima fase do Campeonato Catarinense, o Joinville Esporte Clube (JEC) viajou até o Oeste do estado para enfrentar a Chapecoense neste sábado, 22, pela 11ª e última rodada da primeira fase. O jogo está marcado para 16h30 e acontece no estádio Municipal Josué Annoni, em Xanxerê, por conta de obras para troca de gramado na Arena Condá.
O JEC está na sétima posição com 13 pontos. Uma vitória carimba o tricolor nas quartas de final e, ao menos, na mesma colocação. Já se empatar ou perder, dependerá de outros resultados para garantir uma vaga no G-8.
O jornal O Município Joinville fez um levantamento com os cenários em que a equipe garante classificação. Leia tocando aqui.
JEC
Comandada pelo técnico Hemerson Maria, a equipe joinvilense vem de uma virada para cima do Santa Catarina que deu ânimo para a última rodada, na Arena. O tricolor saiu de um 2 a 0 para 3 a 2 em 13 minutos de jogo no segundo tempo. O placar final foi 4 a 3.
Após um primeiro tempo em que foi dominado pelo clube de Rio do Sul, o comandante fez algo incomum e fez quatro mudanças de uma vez só. Entraram Marcinho, Juninho, Marquinhos Brazion e João Mafra nos lugares de Vini Paulista, Lucas de Sá, Danilo Matielo e Júlio Cesar.
As mudanças deram muito certo. Marcinho fez o primeiro gol do tricolor, Brazion marcou dois (empate e virada), João Mafra deu duas assistências e Juninho sofreu pênalti convertido por Cristian Renato. Ou seja, mudaram o cenário do jogo e colocaram o Joinville dentro da zona de classificação, além de afastar as chances de rebaixamento.
“Quando a gente foi para o vestiário falamos que a gente ia se fechar e buscar o resultado no segundo tempo, o que aconteceu. É uma emoção grande, uma alegria enorme de poder voltar para o Joinville e fazer esses dois gols importantes. Uma noite especial para mim e para o clube, que sempre me abriu as portas”, destacou Marquinhos.
Preparação
A preparação do JEC para o duelo deste sábado iniciou nesta terça-feira, 18. Em solo joinvilense, o técnico Hemerson Maria realizou três treinos, sendo que o último foi nesta quinta-feira, 20, no período da manhã. Após o almoço, a delegação tricolor pegou a estrada rumo a Chapecó, que fica cerca de 40 quilômetros (km) de Xanxerê.
O elenco tricolor chegou por volta das 22h. O último treino de preparação foi realizado na manhã desta sexta-feira, 21, e o grupo entrou em concentração.
Por conta do desempenho no segundo tempo contra o Santa Catarina, há a possibilidade de mudanças no time titular, com o volante João Mafra, o meia Marcinho e o atacante Marquinhos Brazion no campo de jogo desde o apito inicial. Além disto, o zagueiro Naldo, que cumpriu suspensão na última rodada, deve retornar aos 11 iniciais. O ponta Juninho deve ser mantido como opção para a segunda etapa.
A provável escalação é: Bruno Pianissolla; Danilo Belão, Naldo, Guti e Ernandes; Vini Paulista (João Mafra), Yalle e Lucas de Sá (Marcinho); Júlio César, Danilo Matielo (Marquinhos Brazion) e Cristian Renato.
Os jogadores com dois cartões amarelos são o lateral-direito Ryan, o lateral-esquerdo Ernandes, os volantes Yalle e Vini Paulista, o meia Júlio César e o atacante Marquinhos Brazion. Caso forem amarelados e o JEC se classificar, não jogam o jogo único das quartas de final.
Chapecoense
O Verdão do Oeste chega para o confronto na quarta posição, com 15 pontos, e já está classificado para as quartas de final. Porém, com oscilação em desempenho e resultado. São três vitórias, seis empates e uma derrota.
Uma das vitórias foi por 4 a 2 em cima do Figueirense, em Florianópolis, na nona rodada. O triunfo deu esperanças de mais um bom resultado no jogo seguinte, contra o lanterna Hercílio Luz. Só que o time comandado pelo técnico Gilmar Dal Pozzo tropeçou e somente empatou no Sul do estado.
Para o confronto, Dal Pozzo terá dor de cabeça para escalar a Chapecoense. O meia Giovanni Augusto e o volante Pedro Martins não jogam por estarem suspensos pelo terceiro cartão amarelo. A questão dos cartões também pode levar o treinador a poupar o volante Bruno Matias e o meia Rafael Carvalheira. Ambos estão com dois cartões e, se amarelados, cumprem suspensão na próxima fase.
Os problemas podem levar o técnico a utilizar uma formação com três zagueiros, no esquema 3-5-2. A provável escalação é: João Paulo; Victor Caetano; Bruno Leonardo e Jhonnathan; Maílton, Jiménez, Eduardo Person, Marcinho e Clar; Dentinho e Mário Sérgio.
Histórico
Jogos: 174
Vitórias do JEC: 65
Empates: 61
Vitórias da Chape: 48
Último confronto
As duas equipes duelaram pela última vez na sexta rodada da Copa Santa Catarina de 2024. Na Arena Condá, a Chapecoense venceu por 1 a 0. Com o resultado, o JEC foi eliminado com uma rodada de antecedência. Relembre como foi.
Arbitragem
Árbitro: Willian Machado Steffen (CBF)
Assistente 1: João Victor Aparecido Donner Macedo (CBF)
Assistente 2: Adenilson Teófilo Cardoso (FCF)
Quarto árbitro: Guilherme Ruaro Dametto (FCF)
Ingressos
A venda de ingressos de forma antecipada acontece direto no site oficial da Chapecoense. Os valores para a torcida do JEC são R$ 40 inteira e R$ 20 meia-entrada. No dia do jogo, as bilheterias funcionam das 14 às 17h.
Tempo real
O jornal O Município Joinville realiza a cobertura em tempo real da partida entre JEC e Chapecoense em omunicipiojoinville.com. O pré-jogo começa às 16h.
Leia também:
1. Mulher denuncia estupro próximo ao Terminal Norte em Joinville
2. Jogo entre Joinville Vôlei e Bauru no Centreventos Cau Hansen tem horário alterado
3. Sala de vacinas central de Joinville abre neste domingo para atendimento
4. Empresa de Joinville muda quadro societário e planeja quadruplicar faturamento
5. Juiz que atuou em Joinville é eleito novo desembargador do TJ-SC
Assista agora mesmo!
Alemão vem a Joinville a passeio e se apaixona por joinvilense: