Em greve, servidores do INSS realizam manifestação nesta quinta-feira em Joinville

Trabalho do setor estão em greve por reposição salarial

Em greve, servidores do INSS realizam manifestação nesta quinta-feira em Joinville

Trabalho do setor estão em greve por reposição salarial

Lucas Koehler

Nesta quinta-feira, 7, servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), da Saúde Federal e Ministério do Trabalho, que estão em greve, realizam uma manifestação em Joinville exigindo que o governo federal conceda recomposição salarial para o setor.

O ato é organizado pelo Sindprevs – sindicato dos trabalhadores em saúde e previdência do serviço público federal do estado e tem como objetivo fazer que o governo de Jair Bolsonaro (PL) faça o reajuste pela primeira vez em seu mandato.

De acordo com uma nota oficial do sindicato, a categoria teve uma perda salarial de quase 20% entre 2019 e 2022. A greve também pretende se posicionar contra o aumento de processos na fila virtual do INSS. Atualmente, a previdência social possui quase três milhões de benefícios represados.

Além dos servidores de Joinville, a manifestação deve contar com trabalhadores de Florianópolis, que virão de caravana da capital até o Norte de Santa Catarina.

O protesto será realizado a partir das 9h, em frente à agência da previdência social, no Centro de Joinville.

No último dia 30, conforme divulgado pela Agência Brasil, o secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle, afirmou que a reposição da inflação para o funcionalismo público federal será decidida até o fim de junho, quando acaba o prazo estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Atendimento

Para tentar minimizar os impactos da paralisação, o Ministério do Trabalho e Previdência recomenda que os contribuintes da seguradora pública que deixarem de ser atendidos devido à greve dos servidores usem o aplicativo Meu INSS para remarcar os procedimentos agendados.

Para remarcar o atendimento, o segurado deve acessar o aplicativo disponível no endereço eletrônico. Caso esteja utilizando o serviço pela primeira vez, o interessado deverá cadastrar uma senha de acesso. Depois, basta clicar, sucessivamente, sobre as abas serviços, benefícios, auxílio-doença, perícia e, por fim, em remarcar perícia.

Para evitar prejuízos financeiros aos segurados cuja perícia for impactada pela paralisação dos servidores, o INSS levará em conta a data em que o primeiro atendimento tinha sido originalmente agendado.

*Com informações da Agência Brasil


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo