Em Joinville, ex-coordenadora de Infraestrutura é investigada por fraude em licitações
Operação da Polícia Civil foi deflagrada nesta quarta-feira
Operação da Polícia Civil foi deflagrada nesta quarta-feira
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate a Corrupção – DECOR/DEIC, deflagrou nesta quarta-feira, 6, a operação “Paradoxo”, com o cumprimento de 16 Mandados de Busca e Apreensão, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Barra Velha, São Bento do Sul e Campo Alegre, com o objetivo de desarticular um complexo esquema de fraudes em certames licitatórios, cujo objeto era o reparo asfáltico de rodovias estaduais, localizadas na região norte do Estado.
A investigação apura supostas fraudes em licitações orquestradas no âmbito da Secretaria Estadual de Infraestrutura – Coordenadoria Regional de Joinville. A então Coordenadora Regional, exonerada durante o transcurso da investigação, é apontada como figura central do esquema.
O Inquérito Policial foi instaurado para apurar um contrato assinado no ano de 2024, cujo objeto era o reparo de cinco rodovias estaduais, danificadas em razão do expressivo volume de chuva, ocorrido em outubro de 2023. A contratação ocorreu por Dispensa de Licitação, sob alegação de situação emergencial. No entanto, diversos indícios apontaram para o direcionamento na contratação da empresa, além de várias inconsistências na execução do contrato.
As apurações revelaram que, embora uma empresa tenha sido formalmente contratada, os serviços foram efetivamente prestados por outra pessoa jurídica, de propriedade da própria coordenadora regional, responsável pela contratação, além disso, a servidora atuava como fiscal do referido contrato.
No decorrer da apuração, outros dois contratos foram incluídos na investigação, ambos assinados em razão de dispensa de licitação, por situação emergencial, nos mesmos moldes do primeiro, com o envolvimento das empresas já investigadas, demonstrando que a conduta era recorrente, com a participação de forma estável dos investigados, indicando a existência de uma suposta associação criminosa voltada para a prática de fraudes licitatórias.
Os mandados de busca foram cumpridos na sede da Coordenadoria Regional de Joinville e no escritório de São Bento do Sul, vinculados a Secretaria Estadual da Infraestrutura, assim como nas sedes das pessoas jurídicas e nas residências dos investigados, onde restaram apreendidos documentos e mídias relevantes para a continuidade da investigação.
A operação contou com o apoio dos Policiais da DRP de São Bento do Sul, Delegacia de Balneário Piçarras, CECOR, 1ª, 3ª e 4ª DECOR, além das Delegacias especializadas da DEIC (DFAZ, DLAV e DRRDI).
Leia também:
1. Reforma administrativa: Câmara autoriza guardas de Joinville a treinarem colegas de outras cidades
2. Jovem de 18 anos aluga carro para vender drogas e é preso no Centro de Joinville
3. Ligação com facção faz adolescente ser apreendido com arma e drogas em Joinville
4. VÍDEO – JEC lança uniforme com inspirações em peças dos anos 90
5. Moradores do Aventureiro cobram solução para trânsito na rua Tuiuti, em Joinville; entenda situação
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: