X
X

Buscar

Em Joinville, irmãos pintam muro de casa para homenagear vítimas no RS: “uma mensagem de fé”

Arte está sendo feita na rua Blumenau, no bairro Santo Antônio

Os irmãos Felipe e Reginaldo Morais, de 31 e 37 anos, respectivamente, estão usando a arte e o muro de uma casa, em Joinville, para transmitir uma mensagem de fé e solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

A pintura, que ainda está em fase de conclusão, chama a atenção de quem passa na rua Blumenau, no bairro Santo Antônio, próximo ao terminal de ônibus Gustavo Volgersager. A arte mostra um agricultor coberto de lama, chorando e abraçando uma criança. Já ao lado, o cenário do campo muda para a cidade, onde aparece a figura de uma mulher, mostrando que a tragédia atingiu a  todos. O desenho é completado com a frase “Ore pelo Rio Grande do Sul”.

“Estamos fazendo a arte 1 em 2, quando retrata duas situações diferentes no mesmo quadro. O objetivo é, através da nossa arte, sensibilizar as pessoas sobre tudo o que está acontecendo no Rio Grande do Sul, nosso estado vizinho. É uma mensagem de fé”, explica Felipe.

Foto: Felipe Morais/Arquivo Pessoal

A idealização da arte foi sugerida pelo irmão, Reginaldo. E logo a ideia ganhou a autorização do dono da casa onde o muro está servindo como tela, e do designer que criou a imagem de forma digital. Os materiais utilizados para fazer a pintura, como tinta, aerógrafos e compressores foram comprados pelos próprios artistas.

“Encontramos a imagem em uma postagem no Instagram e daí surgiu a ideia de colocá-la em uma parede. Conversamos com o designer que a fez para autorizar a utilização dela e depois falamos com o dono da residência, onde apresentamos o projeto da arte e ele topou”, conta Felipe.

Confira o vídeo:

A principal dificuldade dos irmãos até o momento é com relação ao clima em Joinville. A pintura começou no sábado, 11, e ainda não foi finalizada. “Já era para termos terminado o trabalho, mas atrasou tudo por conta da umidade que não deixa secar a tinta, além da chuva que pode molhar nossos equipamentos como o compressor, que é ligado na energia. Se o tempo ajudar, conseguimos terminar ainda esta semana”, garante o artista.

Família artista

Naturais do Ceará, Felipe e Reginaldo, que também são conhecidos pelos nomes artísticos de Felipe Arts e Bob Jonnys, vivem em Joinville. Este não é o primeiro trabalho feito pelos irmãos na cidade, há alguns anos também fizeram um mural na mesma rua Blumenau.

“Somos uma família do nordeste de seis irmãos, todos pintores. Bob veio para Joinville há 10 anos e eu estou aqui desde 2013. Viemos em busca de trabalho e tentar a vida aqui. Adoramos a cidade e retribuímos esse amor em forma de arte nas paredes e ruas da vida”, finaliza Felipe.

Foto: Felipe Morais/ Arquivo Pessoal

Enchente no Rio Grande do Sul

Um novo boletim da enchente no Rio Grande do Sul mostra que o estado registra 151 mortes em meio ao maior desastre natural do RS. Mais duas mortes foram confirmadas entre às 18h de quarta-feira, 15, e 9h desta quinta-feira, 16, quando os números foram atualizados.

Além dos falecimentos registrados, outras 104 pessoas são consideradas desaparecidas. Ao todo, 2,2 milhões foram afetados em 458 municípios atingidos pelo desastre. Há 538,1 mil desalojados e 77,1 mil pessoas em abrigos pelo estado.

Os dados apontam ainda que há 806 feridos. Até o momento, 76,6 mil pessoas foram resgatadas, além de 11,9 mil animais salvos. Não há nenhum óbito em investigação. As atualizações da tragédia são divulgadas por meio de boletins diários às 9h, 12h e 18h.

Leia também:

1. VÍDEO – Relembre quando Silvio Luiz narrou vitória do JEC na campanha do título da Série B
2. Morre Antero Greco, ícone do jornalismo esportivo, aos 69 anos
3. Joinville abre processo seletivo com salários de até R$ 8 mil
4. PM flagra homem nu usando crack e descobre depósito de drogas em Joinville
5. Adolescente rouba motorista de aplicativo com faca em Joinville


Assista agora mesmo!

Amor à primeira vista trouxe paraguaia para Joinville: