Em Joinville, sistema vai informar população sobre falta de água em estações de tratamento

Sistema será utilizado no próximo domingo

Em Joinville, sistema vai informar população sobre falta de água em estações de tratamento

Sistema será utilizado no próximo domingo

Redação O Município Joinville

A Prefeitura e a Companhia Águas de Joinville vão passar a utilizar um sistema de alertas para informar sobre o abastecimento de água em paradas programadas ou emergenciais de Estações de Tratamento de Água (ETAs).

A primeira vez que o sistema será utilizado é no próximo domingo, 18, quando ocorre uma parada na ETA Cubatão para obras de melhoria. As comunicações do sistema de alertas serão publicadas nas redes sociais da Prefeitura e da Companhia.

Como funciona o sistema

O modelo é semelhante ao Plano de Contingência (Plancon) utilizado pela Defesa Civil da Prefeitura de Joinville para manter a população informada quando há ocorrências de alagamentos e previsão de continuidade de chuvas volumosas e persistentes.

“Nossa comunicação será composta por uma sequência de estágios e cores, que abrangem desde o início da manutenção da Estação até o total restabelecimento do sistema, permitindo que a população acompanhe o processo de normalização e fique por dentro de informações importantes”, explica Sidney Marques de Oliveira Junior, diretor-presidente da Companhia Águas de Joinville.

Cada um desses estágios é representado por uma cor, associado a um texto explicativo do que está ocorrendo no momento e orientações importantes sobre o consumo de água. São eles:

– Cor laranja (abastecimento impactado): isso significa que o abastecimento está comprometido porque a ETA está desligada e a manutenção está em andamento. A água deve ser utilizada somente para beber, preparar refeições e realizar higiene pessoal.

– Cor amarela (abastecimento em recuperação): a manutenção foi finalizada, a ETA foi religada e redes e reservatórios estão voltando a receber água. Mas, como o sistema ainda está em recuperação, o consumo consciente deve continuar até a completa normalização do sistema.

– Cor verde (abastecimento normalizado): o abastecimento de água voltou à normalidade em todas as regiões atendidas pela estação.

As cores laranja, amarela e verde correspondem aos estágios de um ciclo padrão de manutenção e realização de melhorias nas estações, no qual tudo ocorre conforme o esperado.

Porém, se por algum motivo o tempo de execução dos serviços precisar exceder o tempo que havia sido inicialmente previsto, ou ocorrer alguma situação excepcional que resulte em parada da ETA, as cores vermelha e roxa serão utilizadas para divulgação das informações:

– Cor vermelha (falta de água): os reservatórios e as tubulações ainda estão sem água. Neste caso, um gabinete de crise, em conjunto com a Prefeitura, será ativado imediatamente.

– Cor roxa (falta de água – crise): este é um estágio que indicará continuidade do impacto no abastecimento de água e que as equipes estão atuando 24 horas para o restabelecimento. O gabinete de crise contará com representantes da Prefeitura, da Águas de Joinville e de órgãos competentes.

Leia também:
1. Adolescente de 16 anos desaparecida há três dias é encontrada em Joinville
2. Novo ginásio de esportes de Joinville será apresentado em audiência pública
3. Veja posição de Joinville em ranking que avalia desenvolvimento socioeconômico do Brasil
4. Gerente de cafeteria em Joinville é demitido após confusão com padre Fábio de Melo
5. Feira Direto do Campo terá produtos frescos, gastronomia e adoção de animais, em Joinville


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior