Em mutirão contra dengue, 80 toneladas de entulhos são recolhidas em Joinville
Ação aconteceu no bairro Jardim Iririú
Neste sábado, 20, servidores públicos e voluntários atuaram no sétimo mutirão de combate à dengue. Desta vez, o bairro que recebeu a ação foi o Jardim Iririú. Cerca de 80 toneladas de entulhos foram recolhidas em terrenos baldios e calçadas. Essa é a maior quantidade já removida durante um mutirão este ano, em Joinville.
Além desse trabalho de limpeza, os agentes trabalharam na orientação da população com visitas às residências e distribuição de material sobre os “10 minutos contra a dengue”. O folder, que também está disponível no site da Prefeitura de Joinville (joinville.sc.gov.br/dengue), orienta sobre os locais que devem ser observados durante uma vistoria de rotina, realizada semanalmente pelo morador para verificar se há locais que podem ser criadouros do mosquito Aedes aegypti no próprio terreno.
Ao todo, foram realizadas 869 visitas de orientação. Além disso, os agentes usaram produtos químicos indicados para tratar depósitos fixos, que não podem ser eliminados, em 133 imóveis. O fumacê foi aplicado em uma área que abrangeu cerca de 240 residências.
Participaram da ação no bairro Jardim Iririú equipes da Prefeitura de Joinville, como a Vigilância Ambiental, Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, por meio da Defesa Civil e Guarda Municipal, Departamento de Trânsito com os agentes de trânsito, UBSF Bakhitas, Unidade Regional de Obras Leste, 62º Batalhão de Infantaria de Joinville, Corpo de Bombeiros Voluntários, Grupo de Resgate em Montanha, Polícias Civil e Militar, Conselho Local de Saúde e Conseg.
Desde o início deste ano, a Prefeitura de Joinville, com apoio de demais órgãos públicos, voluntários e sociedade civil organizada, já realizou o mutirão nos bairros Saguaçu, Paranaguamirim, Aventureiro, Morro do Meio, Iririú e Boa Vista. Além disso, são realizadas frequentemente ações para remoção de entulhos e principalmente embalagens plásticas nos cemitérios municipais.
A Vigilância Ambiental mantém durante todo o ano um trabalho coordenado, com atenção especial em áreas onde há a maior quantidade de focos e casos confirmados de pacientes com dengue.
Ao sentir os primeiros sintomas como febre, dor de cabeça e atrás dos olhos e dor muscular, deve-se procurar a Unidade Básica de Saúde da Família mais perto de sua casa.
Leia também:
1. Dia de decisão: Joinville Vôlei busca classificação histórica à final da Superliga nesta segunda-feira
2. Homem tenta matar ex-namorada atropelada em Joinville
3. Alunos de Joinville conquistam troféu em festival internacional de robótica
4. Previsão do tempo: confira como será semana em Joinville
5. Bolsonaro participa de evento em Camboriú nesta terça-feira
Assista agora mesmo!
Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco: