Em nota, Amunesc diz que não irá interferir na decisão dos municípios sobre volta às aulas presenciais
Retorno às escolas está marcado para 20 de outubro em Joinville
Retorno às escolas está marcado para 20 de outubro em Joinville
A Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) informou por meio de nota que não irá interferir na decisão dos municípios sobre a volta presencial das aulas. A entidade explica que portarias publicadas pelo Estado estabelecem que cada cidade tome a decisão de forma autônoma.
Somente será permitido a volta da educação presencial nos locais que tiverem estabelecidos seus comitês e planos de contingência aprovados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES).
A Amunesc reiterou que está participando ativamente da elaboração dos Planos de Contingência e que tem como missão apoiar os municípios associados em suas decisões.
Joinville, inclusive, já tem data para retomar as aulas presenciais na rede municipal. Porém, o retorno será feito com restrições como limite máximo de 30% de alunos de cada turma e duas horas de aulas presencias para cada turno, por exemplo.
Leia também: Professores da rede municipal de Joinville decidem se entram em greve nesta sexta-feira
“A Amunesc reconhece a autonomia dos municípios conferida pelas portarias estaduais e reforça que não fará intervenção no processo, além do apoio e da colaboração para que cada município tenha a melhor condição de elaboração de seus Planos de Contingência e consequentemente possibilite segurança a todos os envolvidos, caso opte ou não pelo retorno, considerando as especificidades de cada cidade da nossa região”, afirmou a entidade.
Diferente da Amunesc, a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) informou nesta quarta-feira, 7, que foi decidido de forma coletiva e unânime que as aulas não deverão retornar neste ano. A definição será seguida pelas 11 cidades que fazer parte da entidade.