X
X

Buscar

Em nota, Amunesc diz que não irá interferir na decisão dos municípios sobre volta às aulas presenciais

Retorno às escolas está marcado para 20 de outubro em Joinville

A Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) informou por meio de nota que não irá interferir na decisão dos municípios sobre a volta presencial das aulas. A entidade explica que portarias publicadas pelo Estado estabelecem que cada cidade tome a decisão de forma autônoma.

Somente será permitido a volta da educação presencial nos locais que tiverem estabelecidos seus comitês e planos de contingência aprovados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES).

A Amunesc reiterou que está participando ativamente da elaboração dos Planos de Contingência e que tem como missão apoiar os municípios associados em suas decisões.

Joinville, inclusive, já tem data para retomar as aulas presenciais na rede municipal. Porém, o retorno será feito com restrições como limite máximo de 30% de alunos de cada turma e duas horas de aulas presencias para cada turno, por exemplo.

Leia também: Professores da rede municipal de Joinville decidem se entram em greve nesta sexta-feira

“A Amunesc reconhece a autonomia dos municípios conferida pelas portarias estaduais e reforça que não fará intervenção no processo, além do apoio e da colaboração para que cada município tenha a melhor condição de elaboração de seus Planos de Contingência e consequentemente possibilite segurança a todos os envolvidos, caso opte ou não pelo retorno, considerando as especificidades de cada cidade da nossa região”, afirmou a entidade.

Diferente da Amunesc, a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) informou nesta quarta-feira, 7, que foi decidido de forma coletiva e unânime que as aulas não deverão retornar neste ano. A definição será seguida pelas 11 cidades que fazer parte da entidade.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar