Em parceria com iniciativa privada e voluntários, prefeitura incentiva a revitalização do Centro de Joinville
Pintura da fachada de um imóvel particular na esquina da rua do Príncipe com a rua das Palmeiras foi realizada nesta quinta-feira, 17
Pintura da fachada de um imóvel particular na esquina da rua do Príncipe com a rua das Palmeiras foi realizada nesta quinta-feira, 17
A Prefeitura de Joinville realizou nesta quinta-feira, 17, ação na rua das Palmeiras, uma das iniciativas para revitalização do Centro da cidade. O poder público busca incentivar o cuidado também nesses imóveis particulares.
A ação reuniu o prefeito Adriano Silva (Novo), a vice-prefeita Rejane Gambin (Novo), o vereador Mateus Batista (União), integrantes da Associação de Proprietários da Área Central de Joinville (Apac), Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar.
A fachada de um imóvel particular na esquina da rua do Príncipe com a rua das Palmeiras recebeu nova pintura para marcar o encontro e a iniciativa. Voluntários fizeram o trabalho de pintura na construção de 1932, que estava com pichações nas colunas, laterais e até nas pedras.
“Estamos aqui no Centro da cidade vendo uma ação de voluntários pintando prédios que estavam pichados, mas acima de tudo estamos com as forças de segurança justamente porque temos uma Lei sancionada que aumenta a multa para pichadores em Joinville”, comenta o prefeito Adriano Silva.
“Essa é uma ação muito importante que visa combater as pichações em toda a cidade. A pichação deixa uma imagem de uma cidade não organizada, insegura e a gente precisa deixar a cidade arrumada e organizada. Esse trabalho vem pra isso.”, explica a vice-prefeita de Joinville, Rejane Gambin.
O proprietário do imóvel que recebeu a pintura, que hoje abriga uma cafeteria, comemorou a iniciativa.
“O Centro deu uma boa melhorada e que seja cada vez melhor. Temos um gasto excessivo com pintura em cima das pichações. Espero que essas mudanças ajudem”, afirma o empresário Gustavo Richlin.
Entre os voluntários estava o aposentado Daniel Josias. “Vim para ajudar como voluntário e para deixar nossa cidade melhor”.
Outro voluntário na ação na Rua das Palmeiras foi o pastor Roberto Galon. “Tenho muito amor por Joinville. Desde quando cheguei aqui em 1994, a beleza da cidade me inspirou. Eu tenho muita alegria em contribuir para melhorar a cidade. Temos que abraçar a causa, abraçar a cidade”, considera o pastor.
A Apac está mapeando os imóveis mais afetados por pichações e com falta de manutenção e pintura. A intenção é chamar esses proprietários para participarem da iniciativa.
“Esse imóvel aqui a gente tomou como um exemplo de como vai ser feito. A gente tem um catálogo de uns 15 a 20 imóveis já cadastrados e estamos entrando em contato com os proprietários pra gente fazer essa parceria onde o proprietário entra com o material, tinta e pincéis, e a associação entra com a mão de obra voluntária”, explica Juliano Geraldo Pereira, presidente da Apac.
Os proprietários de imóveis que quiserem entrar em contato com a associação podem utilizar o Instagram.
“O Centro está se redesenhando, tomando de novo as características de como era antigamente. Se observar, há vários prédios no entorno que estão melhorando, vários eventos sendo realizados. Essa união de forças está sendo diferencial para essa virada de chave”, opinou Juliano.
“O artista de rua é muito bem-vindo, inclusive vários lojistas estão colocando as portas de metal à disposição para fazerem obras de arte, mas pichação nós não aceitaremos mais”, reforça o prefeito.
No dia 14 de julho, o prefeito Adriano Silva sancionou lei que agrava as penalidades previstas sobre pichações e depredações de patrimônio no município de Joinville. O texto foi de autoria do vereador Mateus Batista.
As pessoas que forem flagradas pichando, escrevendo ou pintando sem autorização ficarão sujeitas à multa correspondente ao valor de 60 a 70 UPMs. A multa é aumentada em dobro se as pichações, escritas ou pinturas, defendam, justifiquem, exaltem ou incentivem o crime, criminoso, organização criminosa ou milícia.
“Se você observar alguém pichando, ligue para o 190 para a Polícia Militar imediatamente ou 153 para a Guarda Municipal. Eles vão agir imediatamente para pegar essa pessoa em flagrante e já aplicar essa multa”, finaliza o prefeito.
Áreas públicas e praças estão recebendo melhorias pela Prefeitura de Joinville. Um exemplo é a travessa Dr. Norberto Bachmann que recebeu obras de requalificação e revitalização e se transformou em um calçadão. A travessa recebeu bancos, floreiras, árvores, bicicletário e playground. O local está sendo utilizado como um ponto para gastronomia e opção de turismo e lazer para a cidade.
A praça Lauro Mueller, a da Biblioteca Pública, também recebeu manutenção e novos equipamentos, inclusive uma barca para que as crianças possam se divertir.
A praça Bailarina Liselott Trinks, no cruzamento da avenida Juscelino Kubitschek com a rua 9 de Março, é outro exemplo de um novo atrativo para o Centro. O cuidado e a revitalização fazem Joinville receber eventos na área central.
Leia também:
1. Identificado idoso que morreu após colidir bicicleta em muro, em Joinville
2. Suplente do MDB toma posse na Câmara de Joinville
3. Joinville pode ter representante no TJ-SC pela primeira vez
4. Método Wolbachia: prefeitura prepara soltura de mosquitos em combate à dengue em 15 bairros de Joinville
5. Bolsonaro é alvo da Polícia Federal e vai usar tornozeleira eletrônica
Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville: