Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Embaixador de Israel no Brasil deve desistir de levar grupo de senadores bolsonaristas ao país

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Embaixador de Israel no Brasil deve desistir de levar grupo de senadores bolsonaristas ao país

Raul Sartori

Me deixe fora
Daniel Zonshine, embaixador de Israel no Brasil, está prestes a abandonar a ideia de levar um grupo de senadores bolsonaristas para uma visita ao seu país. Inicialmente alguns toparam, mas depois deram para trás. Jorge Seif (PL-SC) entre eles. Alegam que não é tão seguro assim visitar um país em guerra.

No ar
A Secretaria de Estado da Articulação Internacional de SC espera o momento, já com bases bem mais concretas, para anunciar boas novas em voos internacionais. Há tratativas com a voadora espanhola Iberia para operacionalização de um voo direto semanal de Florianópolis para os Estados Unidos e Europa.

Desafio
A internação involuntária de dependentes químicos em situação de rua tem amplo apoio popular em várias cidades de SC, onde já acontece e poucos sabem, até para não despertar a atenção de bons samaritanos hipócritas. Os primeiros foram Balneário Camboriú e Chapecó. Criciúma está começando.

Itália
Alessandro Cortese, um cidadão romano de 63 anos, é o novo embaixador da Itália no Brasil. Após atuar por quatro anos como representante permanente do seu país em organizações internacionais em Viena, acaba de assumir o cargo em Brasília. Nesta segunda e terça-feira faz sua primeira visita oficial à circunscrição consular de Curitiba, que tem jurisdição sobre o Paraná e SC. Será recebido pela cônsul geral Eugenia Tiziana Berti, pelos dirigentes dos Comitês de Italianos no Exterior (Comites) e por lideranças italianas dos dois Estados. Já sabe que SC, depois do Espírito Santo, é o Estado “mais italiano do Brasil”.

Qual Lula?
Na Conferência do Clima em Dubai, Lula defendeu a descarbonização. Porém, lá mesmo o Brasil foi convidado para fazer parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+). De pronto, disse sim, acrescentando que é preciso “trabalhar por uma economia menos dependente de combustíveis fósseis”. Mas ele é a favor da exploração petrolífera na Bacia Amazônica! Aqui e no exterior, Lula fala uma coisa e pratica outra. A quem dar ouvidos: ao Lula que fala ou ao Lula que não faz o que fala?

Assalto
Continua sendo memorável, pelo que apurou a Lava Jato, o assalto de bilhões na Petrobras em tempos recentes. Mesmo assim, uma liminar de abril deste ano do então insondável e lamentável ministro “supremo” Ricardo Lewandowski derrubou trechos da Lei das Estatais, permitindo a entrada de políticos na administração da empresa. Socorro!

Ganhos e perdas 1
Quem comprou imóveis em Florianópolis, Vitória, Vila Velha, Goiânia e Curitiba obteve ganhos acima da inflação nos últimos cinco anos. De acordo com dados públicos do índice FipeZap analisados pelo Estadão, a valorização do preço médio do metro quadrado nessas cidades ficou entre 16% e 40,8% (já descontada a inflação pelo IPCA) no período de setembro de 2018 a setembro de 2023.

Ganhos e perdas 2
Vitória ficou no topo, com 40,84%, seguida por Vila Velha, 27,3% e Florianópolis em 5º, com 16,18%. Na outra ponta tiveram maiores desvalorizações imobiliárias as cidades de Niterói (-26,28%, Rio de Janeiro (-26,61%), Campinas (-17,11%), Porto Alegre (-11,78%) e São Bernardo do Campo (-9,50%). O levantamento abrange os preços em 18 cidades que têm dados divulgados pela FipeZap desde 2018. Aliás, Vitória compete muito com Florianópolis. A capital capixaba já foi considerada pela ONU como a segunda melhor cidade do litoral brasileiro para se viver, ficando atrás somente da capital dos catarinenses.

Assédio 1
Virou uma epidemia o assédio sexual contra mulheres, em qualquer lugar. Um deles são as trilhas de acesso a praias do sul da Ilha de SC, especialmente nas localidades de Rio Tavares, Campeche e Morro das Pedras. Numa regularidade de casos que gerou a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira, para se discutir o que fazer.

Assédio 2
Na mesma quinta-feira será realizado o 1º Seminário Estadual Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, no Tribunal de Justiça do Estado. Será debatida a situação em SC as ações para prevenir e coibir a violência de gênero. A ação integra a campanha “21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo