Emissão de carteiras de identidade em Joinville bate recorde em 2023
Em 2024, trabalho da Polícia Científica deve crescer ainda mais
Em 2024, trabalho da Polícia Científica deve crescer ainda mais
A cidade de Joinville registrou um recorde de emissões de carteiras de identidade em 2023. Foram 53.733 identidades impressas, uma média de 419 atendimentos realizados pela Polícia Científica por dia.
Segundo o superintendente da Polícia Científica de Joinville, João Berneche, o crescimento da cidade é o maior de Santa Catarina. No cenário nacional, Santa Catarina também se destacou, com 619.247 carteiras emitidas.
“Chegou mais gente de fora, essa é a razão”, explica João. Sejam de outros estados ou países, Joinville atrai trabalhadores devido ao alto número de vagas de emprego na região.
João esclarece que o processo para emissão da carteira de identidade começa com o agendamento online. Toda segunda-feira às 12h o site abre agenda para os próximos sete dias úteis.
Quem mora em Joinville pode escolher entre duas opções, o Shopping Mueller e Galeria de Lojas e Serviços Beira Rio, anexa ao Sam’s Club.
Conforme João, a unidade do Mueller tem menor capacidade de atendimento, ao comportar apenas três guichês. Enquanto isso, a unidade no Sam’s Club tem oito guichês.
No dia agendado, atendentes terceirizados fazem a coleta dos documentos e informações do solicitante. Só então começam os processos administrativos da Polícia Científica.
Atualmente existem três agentes em Joinville voltados a fazer as análises e certificações de cada carteira. “Precisamos de mais agentes, quando os concursados forem chamados, vamos destinar mais três agentes para a função”, conta o superintendente.
Fora os agentes, Joinville tem 16 funcionários terceirizados que fazem o atendimento ao público. O superintendente acrescenta que a eficiência do serviço varia principalmente por conta dos terceirizados, que costumam faltar e até pedir para trocar a função junto à Orbenk, empresa responsável pelas contratações. Esse processo de treinar novos funcionários impacta na produtividade do setor.
A primeira etapa administrativa para a emissão das carteiras de identidade é a verificação do CPF junto à Receita Federal. Em 2023, 194 cadastros precisaram de alguma medida extra por conta da fiscalização da Receita. Mas caso a pessoa não tiver pendências, a próxima etapa é a conferência final dos dados e a impressão do documento.
Atualmente, demora em média 10,6 dias para a carteira ser emitida.
Conforme o superintendente, a Polícia Científica participou de mutirões em todos os meses de 2023. Neste ano, serão menos ações, devido ao período eleitoral, momento que políticos poderiam querer usar a imagem da polícia para ações políticas.
Entretanto, em fevereiro já tem um mutirão agendado para dia 16. O evento será promovido pelo vereador Pastor Ascendino (PSD), na Comunidade Cristã Essência, na rua David Thomas Pereira, 58, no bairro Aventureiro, das 13h às 17h. Além da presença dos agentes da Polícia Científica, representantes da Defensoria Pública de Santa Catarina devem prestar auxílio à população.
Para 2024, o superintendente tem planos de abrir uma nova sala para atendimento ao público, voltada as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), idosos e outras necessidades específicas.
Segundo João, ele identificou a necessidade de uma sala mais reservada para um público específico. O novo espaço deve ser instalado junto à Superintendência Regional de Joinville, na rua Pref. Helmuth Fallgatter, 215.
Leia também:
1. VÍDEO – Idoso é resgatado em área de mata em Penha após quatro dias desaparecido
2. Temperatura em Joinville: saiba qual maior sensação de calor registrada nesta segunda-feira
3. Identificado ciclista que morreu em acidente com joinvilense na BR-101
4. Cursos do IFSC Joinville estão com inscrições abertas para cadastro de reserva
5. Jovem morre após sofrer choque elétrico durante o trabalho em São Francisco do Sul
COUVE-FLOR RECHEADA: FORMA GOSTOSA DE COMER LEGUMES: