“Emocionante”: conheça família de bombeiros que participou de desfile de 7 de setembro em Joinville
Desfile aconteceu nesta quinta-feira na Avenida Beira Rio
Desfile aconteceu nesta quinta-feira na Avenida Beira Rio
Quase três mil participantes do desfile Cívico-Militar pela Avenida José Vieira (Avenida Beira Rio) nesta quinta-feira, 7, em Joinville, na comemoração da Independência do Brasil.
Umas dessas pessoas era o casal Catianin Becker, de 38 anos, e Leovandro Becker, de 43, com os filhos Thais e Emanoel, de 11 e 6 anos, respectivamente.
Moradores do bairro Bom Retiro, eles participaram do desfile pela segunda pela guarnição do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.
“É muito emocionante para nós, já que estamos na corporação há aproximadamente três anos e tiramos um tempo para estar lá sempre quando podemos”, conta Catianin.
Já Leovandro diz que participar do desfile é um incentivo aos filhos, além de uma oportunidade de reunir toda a comunidade.
“No momento que a gente vive agora é muito importante ter o povo brasileiro reunido, né? Então é uma questão de solidariedade também”, ressalta.
Segundo a Secretaria de Comunicação de Joinville, organizadora do evento, 42 grupos participaram do desfile desta quinta-feira.
Um dos grupos era o Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, onde Sofia Lucas Costa, de 15 anos, estuda. Ela conta que participa pela segunda vez e que a importância e satisfação que isso tem para ela é muito grande.
“A gente sempre é muito ensinado a questão de honrar nossa pátria, a nossa farda, os policiais e desde pequena o desfile é uma coisa que eu apreciava”, revela.
“Já no meu primeiro desfile eu fiquei maravilhada. Foi como se eu tivesse carregando o peso da escola nas minhas costas. Então, tanto de forma pessoal quanto de uma forma profissional, assim dizendo, é muito importante”, complementa.
Para o prefeito de Joinville, Adriano Silva, o desfile é um momento de união e de reflexão sobre o país.
“Um momento de refletir o que desejamos para o nosso país e qual é a nossa responsabilidade também. O 7 de setembro é isso. Nós pensarmos no coletivo”, reflete.
Adriano foi responsável por realizar a vistoria das tropas antes do desfile iniciar. Ele esteve acompanhado pela vice-prefeita Rejane Gambin e o comandante do Exército, tenente-coronel Luiz Eduardo Santos Cerávolo.
Muitos moradores estiveram reunidos para acompanhar os grupos que passaram pela avenida nesta quinta-feira.
Alisson Takawashi e Juliana Takawashi, moradores do bairro Santo Antônio, contam que começaram a acompanhar o desfile há alguns anos, principalmente por conta dos dois filhos.
“Já moramos aqui há 30 anos e as crianças agora estão com sete. Então começamos a vir quando eles começaram a entender o que é o desfile”, explica Alisson.
Ele também reflete que levar os filhos ao desfile é algo importante para a formação de ambos.
“Como estamos formando os meninos e na escola ensinam muito sobre a importância da data, do patriotismo e nacionalismo, a gente tenta trazer eles para mostrar o que é de fato e como se comemora”, complementa.
Quem também aproveitou o desfile para estar com a família foi Daniel De Pauta, de 26 anos.
Ele diz que teve folga no trabalho e levou a pequena filha Stefany, de 3 anos, para poder acompanhar o desfile pela segunda vez.
“Trouxe ela para ver. É algo importante, tem a história de Joinville com os grupos e não dá somente para trabalhar, né?”, diz de forma descontraída.
Estiveram reunidos no desfile de 7 setembro de Joinville grupos de força de segurança, escolas municipais, estaduais e particulares.
Conheça o Palacete Dória em Joinville; local possui peças em bronze, prata e marfim: