X
X

Buscar

Empreiteira acusada de abandonar obras do Rio Mathias não comparece à CPI em Joinville

Comissão anuncia nova convocação dos representantes da empresa

Os representantes da empreiteira Motta Junior, acusada de abandonar em 2019 as obras de macrodrenagem do Rio Mathias não compareceram nesta quarta-feira, 17, aos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Joinville. A CPI investiga a obras que foi paralisada sem ser concluída. Os vereadores fizeram nova convocação e encaminharam pedido para o Ministério Público investigar irregularidades nos processos administrativos contra a empresa, que abandonou a obra em 2019.

Foram convocados Alexandre Oligini da Rocha, Antonio Adeval Daniel e Brian Randal Brummer. Após a convocação, a empreiteira enviou documento justificando a ausência dos representantes “por conta de compromissos anteriormente agendados”.

Em 2019 a empreiteira abandonou as obras do rio Matias com cerca de 70% do trabalho concluídos, segundo o ex-secretário Romualdo França. O objetivo da obra é aumentar a capacidade hidráulica do rio para diminuir os problemas relativos a enchentes no centro de Joinville.

O presidente da CPI do Rio Matias, Wilian Tonezi (Patriota) esclareceu que a ausência dos representantes da Motta Junior se caracteriza como descumprimento de convocação oficial. Ele disse que tomará medidas cabíveis, caso haja nova ausência no dia 29 de março.

Servidores da Seinfra

Também foram convocados para a reunião da CPI desta quarta-feira, os servidores da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) Aurélio Flenik, Cassiano Garcia e Eduardo Mendes Simões de Freitas. Eles detalharam o trabalho de fiscalização da obra e exibiram imagens com falhas constatadas durante o processo de drenagem, como engastamento de galerias, que não foram pagas pela prefeitura em virtude dos defeitos apresentados.

Com relação aos problemas estruturais da obra no trecho da rua Jerônimo Coelho, no Centro, os representantes da Seinfra informaram que a empreiteira Motta Junior se comprometeu em remover peças, mas teria abandonado a obra sem executar a ação.

Encaminhamentos

Além de nova convocação aos representantes da Motta Junior, os vereadores deliberaram a convocação do ex-secretário de Planejamento, Miguel Bertolini. Ele ocupou a pasta entre os anos de 2013 e 2020. O depoimento de Bertolini ocorrerá dia 31 de março.

A CPI também aprovou enviar ao Ministério Público o pedido de investigação de possíveis irregularidades na tramitação dos oito processos administrativos contra a Motta Junior durante a execução da obra.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube