Empresa de Joinville lança projeto para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
Colaboradores contam com acompanhamento de equipe técnica do Sois
Colaboradores contam com acompanhamento de equipe técnica do Sois
Cinco usuários dos Serviços Organizados de Inclusão Social (Sois), que estão em acompanhamento e tratamento de saúde mental, foram incluídos no mercado de trabalho formal. Eles trabalham nas áreas de produção e expedição da empresa Döhler, que lançou o Projeto Abrace Mais de inclusão de pessoas com deficiência. Os colaboradores contam com o acompanhamento da equipe técnica do Sois.
“Percebemos que os usuários tinham demanda e interesse em voltar para o mercado de trabalho. Fizemos um levantamento dos que tinham essa vontade e buscamos empresas que se dispuseram a ser parceiras”, conta Rogério Amâncio, coordenador do Sois, serviço da Secretaria da Saúde de Joinville que completa 18 anos em 2023.
O coordenador explica que a equipe do serviço fez visitas em empresas para apresentar o Sois e o público atendido. Foi a partir dessas visitas que a equipe técnica conheceu o Projeto Abrace Mais, que teve sua 2ª edição lançada em março de 2023.
“É muito importante que nossos usuários estejam inseridos no mercado de trabalho porque tem a questão de se ver como um cidadão que produz, que faz parte dessa mecânica produtiva da sociedade. Eles se entendem e se sentem produtivos, protagonistas da vida deles, não simplesmente dependendo de benefícios, mas que podem produzir para a sociedade. E é um marco, pois é muito difícil a aceitação dessas pessoas no mercado de trabalho”, avalia Rogério.
O Sois trabalha com duas frentes de atuação: a inclusão social pela geração de renda e com oficinas socioculturais. A unidade é responsável por promover inclusão social de pessoas com transtornos mentais ou necessidades decorrentes do uso abusivo de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas). Atualmente, são atendidos 130 usuários de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. O serviço fica na rua Aracajú, 1368, no bairro Santo Antônio.
O Projeto Abrace Mais oportuniza emprego, muitas vezes o primeiro, e promove a qualificação das pessoas com deficiência. O processo inclusivo é contínuo, evolutivo e trabalhado de maneira coletiva. Nos setores de trabalho, há os chamados “padrinhos” que dão apoio e assistência necessária para as pessoas com deficiência. Hoje, a Döhler conta com 150 PCDs em seu quadro de funcionários.
“A empresa entende a inclusão como um valor social que gera impacto positivo na comunidade. Queremos continuar avançando neste programa e oportunizando uma jornada de desenvolvimento a todos os envolvidos com o programa”, afirma Theno Harri Viebranz, gerente de Gente e Cultura da Döhler.
Leia também:
1. Criança morre eletrocutada com fios usados para conter cães em Joinville
2. VÍDEO – Incêndio atinge antiga casa de shows de Joinville
3. Ex-candidato a vereador em Santa Catarina é morto a tiros por homens encapuzados
4. Grave acidente destrói carro na BR-101 neste domingo em Joinville
5. Joinville sedia festival de gastronomia e degustação de vinhos
Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco: