+

Empresa firma acordo mais de um ano após incêndio que vitimou trabalhador em São Francisco do Sul

Incêndio em hotel causou a morte de Udison Sales, de 38 anos

Empresa firma acordo mais de um ano após incêndio que vitimou trabalhador em São Francisco do Sul

Incêndio em hotel causou a morte de Udison Sales, de 38 anos

Bernardo Gonçalves | Revisão

A empresa Monto Engenharia, responsável pela locação do Hotel de São Francisco do Sul que pegou fogo e provocou a morte de um trabalhador e deixou outros feridos, firmou um compromisso de ajuste de conduta com o Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC). O incêndio ocorreu em 26 de dezembro de 2022 e vitimou Udison Sales, de 38 anos.

No acordo, a empresa assume obrigações para prevenir novos acidentes nos alojamentos de seus empregados e indenizar o dano causado à coletividade. Segundo o MPT-SC, todas as regras assumidas estão conforme as NRs 23 e 24 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Inquérito

Um Inquérito Civil foi aberto pela Procuradoria do Trabalho (PTM) de Joinville para investigar a causa do acidente e buscar responsabilidades, já que o prédio foi locado para abrigar os trabalhadores da Monto Engenharia, que prestavam serviços para a empresa Arcelormittal Brasil S/A, ainda em processo de vistoria. O hotel não tinha alvará de funcionamento e estava com o habite-se vencido.

O MPT-SC informou ainda que a Arcelormittal não aceitou celebrar o compromisso de ajuste e deverá responder judicialmente pelos atos.

No curso do inquérito, os trabalhadores sobreviventes foram ouvidos pela Procuradora do Trabalho, Ana Carolina Martinhago Balam, e, segundo o MPT-SC, relataram os minutos de terror que viveram na ocasião.

“Segundo eles, o fogo iniciou a partir de colchões que estavam acondicionados na entrada do prédio, a saída de emergência estava obstruída, os trabalhadores foram encurralados pela fumaça e acabaram pulando do segundo andar”, complementa o órgão.

De acordo com a Procuradora Ana Balam “embora a atuação dos órgãos de fiscalização das relações do trabalho objetive primariamente a prevenção de acidentes do trabalho, infelizmente muitos trabalhadores ainda sofrem danos, inclusive a própria morte, em acidentes que ocorrem durante suas jornadas de trabalho ou quando estão em alojamentos irregulares”.

Leia também:
1. Prefeitura de Joinville divulga resultados de concurso público nesta terça-feira
2. Jovem morre após colidir moto em roda de caminhão no Parque Guarani, em Joinville
3. Dia dos Namorados: marido doa rim para esposa em Joinville
4. Na base do JEC, goleiro russo de 14 anos busca sonho de ser jogador de futebol
5. Cruzamentos da rua Coronel Procópio Gomes ficarão em meia pista para obras de frenagem


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo