X
X

Buscar

Empresas de Santa Catarina são alvos de investigação contra fraudes na venda de cobre

Receita Federal e Secretarias da Fazenda realizam fiscalizações em 31 empresas do país

Nesta terça-feira, 11, a Receita Federal e as Secretarias de Fazenda dos Estados de São Paulo e de Santa Catarina deflagraram a operação Nasir. A investigação busca coletar provas sobre um esquema de fraude que envolve vendas de cobre no montante de R$ 7 bilhões e sonegação de impostos.

Os procedimentos também procuram averiguar a existência real de diversas empresas.

A operação

A operação Nasir é decorrente da operação Metalmorfose, deflagrada em 9 de maio, que constatou a emissão de notas fiscais fraudulentas e identificou a aquisição de produtos com suspeitas de origem ilícita.

Segundo a Receita Federal, 31 procedimentos fiscais estão sendo executados nos estados de São Paulo (16 empresas), Paraná (7 empresas), Espírito Santo (5 empresas), Santa Catarina (2 empresas) e Pará (1 empresa).

Os procedimentos iniciados nesta terça-feira, 11, buscam elementos relativos a operações recentes em toda a cadeia produtiva do cobre, que permitam responsabilizar os operadores e beneficiários do esquema fraudulento.

Além disso, as inscrições cadastrais das empresas fantasmas serão baixadas, interrompendo o fluxo de notas fiscais fraudulentas.

Infrações

A Receita Federal já lavrou autos de infração no valor de R$ 1,9 bilhão em desfavor das empresas clientes do esquema, bem como das pessoas controladoras.

O nome da operação, Nasir, é uma referência ao tablete de Ea-Nasir, o documento escrito mais antigo da história. Nele, há uma reclamação contra um vendedor de cobre desonesto.

Leia também:
1. Recálculo de área aponta que Santa Catarina pode “ganhar” território do Paraná
2. Trio que fingia ser de empresa de telefonia é preso furtando fios em Joinville
3. Obra pode deixar dois bairros de Joinville sem água nesta terça-feira; saiba quais
4. Acij elege novo presidente; veja como fica a diretoria
5. Polícia Civil de Santa Catarina encaminha 10 mil produtos apreendidos em operações para o Rio Grande do Sul


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: