Entenda como binário das ruas Coronel Procópio Gomes e Urussanga funcionará em Joinville
Avenida passará a ter sentido único
Avenida passará a ter sentido único
Nesta terça-feira, 22, a Prefeitura de Joinville anunciou, durante a reunião da Comissão de Urbanismo da Câmara de Vereadores, a ampliação do binário das ruas Coronel Procópio Gomes e Urussanga. A reunião foi proposta pelo vereador Brandel Junior (PL), após receber demanda da população local.
Segundo a prefeitura, esse será um grande investimento para a melhoria da mobilidade urbana, especialmente para as pessoas que precisam se deslocar entre a Zona Sul e Região Central de Joinville, pelas ruas Coronel Procópio Gomes e Urussanga.
Outras mudanças no trânsito da região já foram implantadas, mas geraram impacto significativo na quantidade de veículos que fazem o caminho contrário, pela rua Coronel Procópio Gomes, especialmente em horários de pico.
Conforme a prefeitura, para as alterações resultarem em melhoria para a trafegabilidade, serão necessários investimentos para a completa implantação do binário entre as ruas Coronel Procópio Gomes e Urussanga.
Quando as melhorias estiverem concluídas, todas as faixas da rua Coronel Procópio Gomes vão fazer o sentido do Centro para a Zona Sul. Isso significa que todas as faixas poderão ser usadas para esse deslocamento.
Já a Urussanga fará o sentido inverso, vindo da Zona Sul para o Centro. O binário será implantado entre as ruas Abdon Batista e a Piauí, para quem está na Procópio Gomes, e entre a Piauí e a Santos, para os motoristas que trafegam pela Urussanga.
A prefeitura vai fazer a remoção do meio-fio e adequação para a implantação de mais uma faixa para veículos. Assim, a Coronel Procópio Gomes terá ampliação no número de faixas, considerando uma exclusiva para o transporte coletivo. O local também terá ciclofaixa.
A extensão dessa obra abrange 1,6 km e será uma alternativa viária para ligação entre as zonas Leste e Oeste da cidade.
Já em relação à rua Urussanga, a intervenção ocorre em um trecho de 1,5 km, entre as ruas Santos e Piauí, com a ampliação de uma faixa destinada ao transporte coletivo. Outra melhoria será a implantação de novos abrigos para passageiros ao longo do trecho.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville, serão várias frentes de trabalho que atuarão no local. Cada uma delas será responsável pela execução de diferentes aspectos de infraestrutura.
Desta forma, a implantação do binário ocorrerá conforme o andamento da obra.
Além disso, as alterações viárias já consideram as mudanças necessárias para a utilização da Ponte Albertinho Bornschein e da Ponte da Rua Nacar. As duas estão com obras em andamento. A primeira fará a ligação entre as ruas Dr. Plácido Olímpio de Oliveira e Aubé, e a segunda entre as ruas Coronel Francisco Gomes e Nacar.
Por enquanto, o trânsito permanece como está. O que os motoristas vão perceber, neste momento, é a presença de máquinas e trabalhadores executando as obras. Posteriormente, a Prefeitura vai anunciar as alterações em cruzamentos e linhas do transporte coletivo.
As equipes que trabalham com topografia já atuam na Rua Coronel Procópio Gomes. Elas estão fazendo medições nas áreas em que a calçada avança para dentro da pista e o cadastramento de interferências.
Para a implantação do binário, estão previstos uma série de investimentos, como a remoção de meio-fio para ampliação na quantidade de faixas na Coronel Procópio Gomes, implantação e realocação de abrigos de ônibus, alteração em rede de drenagem, requalificação viária e capa asfáltica, além de investimento em sinalização semafórica, pintura de faixas e instalação de placas.
O investimento para a obra de infraestrutura e sinalização será de aproximadamente R$ 11,7 milhões.
Leia também:
1. MP-SC investiga ações do governo para prevenir acidentes na Serra Dona Francisca
2. VÍDEO – Conheça joinvilense de 5 anos que aprendeu a costurar com a mãe e o irmão
3. Vítima de acidente entre moto e ônibus em Joinville é identificada
4. Apresentação gratuita de musical do Aladim acontece em shopping de Joinville
5. Joinville autoriza início das obras do Palácio das Orquídeas
Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco: