X
X

Buscar

Entenda por que o Bucarein é cogitado para ser novo endereço do Centro Pop de Joinville

Secretária de Assistência Social afirma que bairro tem serviços essenciais para receber o órgão

Críticos da transferência do Centro Pop para o bairro Bucarein, moradores da região contestam a mudança e analisam que a decisão da Prefeitura de Joinville é de migrar os problemas para outro local da cidade.

Um morador, que preferiu não se identificar, afirma que o grupo é contra a mudança por se tratar de uma novo experimento, e não a solução do problema. “Se consideraram as orientações dos órgãos envolvidos para construir no Anita Garibaldi, deveria ter dado certo. Por que não deu?”, questiona.

O morador também diz se preocupar com a segurança do bairro, no qual remete a instalação do Centro Pop com riscos à comunidade. “Como ficaria para crianças e idosos conviver com os problemas já conhecidos no Anita Garibaldi”, aponta.

Leia também:

Entenda quais os critérios para transferência do Centro Pop em Joinville;
Padre Julio Lancellotti critica grupo contrário à mudança do Centro Pop em Joinville: “preconceito”

Ele cita que moradores e comerciantes próximos do atual Centro Pop reclamam dos mesmos motivos, apontando que a “a vida deles virou um inferno com a instalação do Centro Pop na rua Paraíba”.

O morador, entretanto, ressalta ser fundamental atender pessoas em situação de rua, reforçando a necessidade ainda maior durante a pandemia da Covid-19, porém sem a transferência do local. “Concentrar no nosso bairro não é o melhor caminho”, fala.

O presidente da associação questiona a funcionalidade da transferência do Centro Pop, em que classifica como “testes”. “Se não der certo novamente, quem fica com o prejuízo é a população”, argumenta.

Secretária cita que Bucarein tem serviços essenciais

Para a secretária de Assistência Social de Joinville, Fabiane Cardozo, o bairro Bucarein, ao contrário do Anita Garibaldi, dispõe de serviços importantes para abrigar o Centro Pop e contribuir com pessoas em situação de rua, como o Restaurante Popular, Unidade Básica de Saúde Fluviais, sede do Consultório na Rua, o Hospital São José e a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami).

O bairro também é próximo da região central, onde está localizado o Centro Público de Atendimento ao Trabalhador (Cepat), o que, para Fabiane, é outro fator fundamental para a decisão, já que é um serviço de atendimento para vagas de trabalho, responsável pela etapa seguinte a quem deixa a rua.

A secretária ainda cita que a atual localização do Centro Pop está próxima da saída e entrada de Joinville, contribuindo para pessoas envolvidas em atos ilícitos se envolverem com usuários do Centro Pop.

Para ela, este problema não existiria com a transferência ao Bucarein. “O Centro Pop não estaria mais próximo da Rodoviária e nem da BR-101, o que facilitaria o trabalho da segurança pública”, analisa.

Divisão dos serviços

Outra estratégia a ser adotada pela Assistência Social é dividir os serviços com a abordagem social nas ruas. O banho será somente oferecido no período matutino e a alimentação será exclusiva no Restaurante Popular.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube