JEC/Divulgação
“Equilibrado”: Hemerson Maria projeta grupo do JEC na Série D e revela ‘segredo’ para acesso
Clube estreia neste sábado na competição nacional
O Joinville Esporte Clube (JEC) realizou uma coletiva de imprensa nesta terça-feira, 15, para dar início à campanha na Série D do Brasileirão. O tricolor estreia neste sábado, 19, contra o Guarany de Bagé-RS, às 15h30, na Arena Joinville.
Participaram do encontro, que ocorreu na Arena Joinville, o presidente do clube, Darthanhan de Oliveira, o CEO Felipe Ximenes, o executivo de futebol Luciano Fidêncio e o técnico Hemerson Maria.
Maria destaca que a Série D é diferente das outras séries do futebol brasileiro, principalmente pela questão física.
“É uma competição física, que você tem o espaço de uma semana para recuperar os atletas fisicamente, os lesionados e para poder analisar o adversário. O time chega para o jogo como se diz na gíria com o ‘tanque cheio’”, destaca.
O treinador frisa que o grupo A-8, em que o JEC está com o Guarany de Bagé-RS – adversário de estreia, São José-RS, Azuriz-PR, Marcílio Dias-SC, Barra-SC, São Luiz-RS e Brasil de Pelotas-RS, é um dos mais difíceis dentro da competição nacional.
“É um grupo muito equilibrado, e o grande segredo, talvez, para obter sucesso é se adaptar ao modelo da competição, que requer um modelo mais físico, atenção em bola parada, paciência para ‘furar’ um bloco baixo de equipe que vai vir aqui na Arena e não propor jogo, equilíbrio emocional, entre outros fatores”, exemplifica.
O técnico ainda diz que não deve ter muitas mudanças em questões táticas do que foi apresentado no Campeonato Catarinense, mas reconhece que a equipe precisa de mais equilíbrio.
“Tivemos alguns desequilíbrios dentro do estadual, quando a equipe tomava algum gol ela tinha certas dificuldades para reagir. Penso que nesse quesito temos que evoluir bastante, ter muita atenção nos momentos do jogo, não se empolgar quando tiver vencendo e não ter a queda mental quando tomar um gol.”
Já o presidente Dartanhan Oliveira ressaltou que o clube tem algo que tanto almejava, que é voltar a disputar uma competição nacional.
“Eu lembro que quando eu e os outros diretores assumimos o clube (em novembro de 2022), o que nós mais queríamos era ter a certeza do pagamento da recuperação judicial e a tão sonhada vaga na Série D. Hoje, depois de dois anos, podemos dizer que temos as duas coisas nas mãos”, comemora.
O JEC já tem também a vaga da Série D de 2026 garantida, mas o dirigente frisa que o clube busca o acesso à Série C para não precisar usá-la.
Porém, destaca que não há como uma equipe que ficou três anos sem calendário nacional ficar sem “sequelas”. “Não se passa imune quando você joga apenas três, quatro meses, depois joga uma Copa Santa Catarina deficitária. Isso tudo é muito difícil”.
“Todo mundo aqui precisa se acostumar novamente a jogar uma temporada longa, que financeiramente é muito mais caro fazer isso, que é jogar 12 meses”, complementa.
Leia também: JEC define preços de ingressos para disputa da Série D; confira valores
O JEC precisa sair do ambiente em que está. A gente comemora estar na Série D, pois é o primeiro passo para poder subir, mas ela não é o ambiente ideal”,
O presidente revela que a operação diária do clube está em dia, ou seja, sem atrasos de salários. Entretanto, afirma que o JEC precisa de mais sócios para poder ter mais receitas.
Até esta terça-feira, o Joinville tem 3.147 sócios. Destes, 848 estão inadimplentes e 2.309 adimplentes.
“Vamos ter o último capítulo da ‘Jornada’, que começou lá na Copa SC de 2024, que foi péssimo esportivamente, mas que serviu para avaliar atletas, e teve ainda o Campeonato Catarinense, onde conseguimos chegar em quarto lugar após nove anos. Tudo isso são ‘pílulas’ para o objetivo maior (o acesso), a gente entende que estamos muito mais fortes para esta Série D do que o início da Jornada”, finaliza.
Elenco
Para a disputa da Série D, o JEC tem um elenco com 32 atletas, sendo que houve oito contratações e oito saídas.
Chegaram: Léo Campos (LE, Velo Clube-SP), Guilherme Escuro (V, Piauí), Jean Carlos (V, Flamengo), Zé Vitor (V, Avenida), Alisson Taddei (M, Foresta-CE), Juliano (M, Barra) e Douglas (PD, Brasiliense), Pedro Henrique (PSTC-PR).
Saíram: Breno Sossai (goleiro – Americano-RJ), Alyson (volante – Americano-RJ), Antônio Porto (atacante – Nacional de Muriaé-MG), João Macário (ponta – Ipatinga-MG), Rickelme Lopes (M, Sergipe), Cristian Renato (atacante – Mirassol), Marcinho (meia – Chapecoense) e Breno Santos (volante – Ferroviária-SP).
Voltaram de empréstimo: Vitão (zagueiro, ABC) e Gabriel Chagas (volante, XV de Jaú-SP).
Departamento Médico até esta segunda-feira: Kennedy, Ernandes e Naldo.
Confira o elenco completo:
Goleiros: Bruno Pianissola, Bazílio e Borges
Laterais-direitos: Danilo Belão e Ryan
Zagueiros: Guti, Léo Rigo, Naldo, Carlos Alexandre e Vitão
Laterais-esquerdos: Léo Campos, Matielo e Ernandes
Volantes: Vini Paulista, Yalle, João Mafra, Guilherme Escuro, Jean Carlos, Gabriel Chagas e Zé Vitor
Meias: Lucas de Sá, Alisson Taddei e Juliano
Pontas: Júlio César, Marcos Brazion, Keké, Juninho, Kennedy e Douglas
Centroavantes: Caion, João Gabriel e Yuri Souza
Assista agora mesmo!
Imponente Palacete Schlemm, de Joinville, tem detalhes criados pelo artista alemão Fritz Alt: