Equipe de basquete 3×3 de Joinville vence cinco títulos em um mês durante torneios na Europa
Competições foram realizadas em Portugal e na Espanha
Competições foram realizadas em Portugal e na Espanha
A equipe de Joinville de basquete 3×3, Our Team, fez história ao conquistar cinco títulos em um mês durante seis competições na Europa. As competições foram realizadas em Portugal e na Espanha.
Além dos prêmios, equipe pôde participar de treinos exclusivos com a seleção francesa, atual medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Joinville foi representada pelos atletas Henrique Reinert, Lucas Colimerio, Lucas Vezaro e Wictor Silva, sob comando do técnico Guilherme Flex.
Entre os principais resultados, destacam-se:
• Campeões da Liga Nacional de Portugal (Maia)
• Campeões da Liga Pro de Portugal (Maia)
• Campeões do Torneio Hoops Eume (Espanha)
• Campeões do Torneio Independente Guifões (Portugal)
• Campeões da Liga Nacional de Esposende (Portugal)
• 4º lugar na Liga Pro do Porto (Portugal)
Além das conquistas, a equipe teve a experiência de acompanhar três dias de treinamento intensivo com as quatro melhores equipes francesas, selecionadas pela federação do país.
O atleta Henrique Reinert destacou a dimensão histórica da viagem:
“Foi surreal treinar com atletas que a gente só via pela TV, marcar e atacar contra jogadores olímpicos cara a cara. Ali entendemos por que a França é referência no basquete internacional. Foi uma das experiências mais positivas da nossa carreira e que vamos trazer para o Brasil.” Henrique também fez um apelo pelo fortalecimento do esporte na cidade.
“Joinville é movida a esportes e apaixonada por basquete. Falta incentivo público e privado para que possamos dar passos maiores. Essa viagem mostrou que, com trabalho sério e dedicação, conseguimos colocar o nome da cidade em destaque mundial”.
Para o técnico Guilherme Flex, a trajetória superou expectativas. “Competir na Europa, onde o 3×3 é mais consolidado, já seria uma grande conquista. Mas voltar com cinco títulos em seis torneios foi impressionante. Mostramos que temos nível para enfrentar equipes de ponta e agora precisamos de apoio para disputar o circuito mundial com frequência”.
Flex reforça que o maior desafio é o financiamento da modalidade, “hoje temos convites para diversos torneios internacionais e intercâmbios, mas precisamos de incentivo financeiro para elevar nosso patamar. Em quadra mostramos que estamos prontos. Agora precisamos das condições fora dela”, finalizou.