Equipe do Samu de Joinville realiza parto de emergência dentro de ambulância
Ísis Helena veio ao mundo na quarta-feira, 24
Ísis Helena veio ao mundo na quarta-feira, 24
A técnica de enfermagem da Prefeitura de Joinville, Geny Calazans, viveu pela décima vez a emoção de ajudar uma criança a vir ao mundo, mas com um detalhe bem especial: todos foram realizados nas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O décimo parto aconteceu na última quarta-feira, 24, e precisou ser realizado às pressas dentro da ambulância, ainda a caminho da maternidade.
Geny tinha acabado de chegar à base da unidade quando a gestante Andressa dos Santos Antunes e o marido Leandro Dias chegaram às pressas na porta do Samu pedindo ajuda e informando que a bolsa havia estourado. Rapidamente, a equipe conduziu a gestante para a ambulância, verificou os sinais vitais e iniciou o contato com a Central de Regulação.
A ambulância tinha se deslocado poucos metros quando a gestante iniciou o trabalho de parto. Geny e o condutor socorrista, Jairo Boemer, pararam a ambulância para iniciarem imediatamente o atendimento para o parto.
O choro intenso anunciou a chegada de Ísis Helena. A equipe verificou os sinais vitais da criança, a aqueceu e a aconchegou com a mãe. Após o nascimento, a família foi transportada em segurança para a Maternidade Darcy Vargas, onde mãe e a bebê passam bem e estão em acompanhamento e exames até o momento da alta.
“É uma alegria que vou me lembrar pra sempre, ter a oportunidade de auxiliar uma mãe no parto, e saber que a mãe e o bebê estão bem e saudáveis. É uma criança linda”, emociona-se Geny, que trabalha há 12 anos no Samu e é técnica de enfermagem há 16 anos.
O pai, Leandro, contou que a intenção do casal era chegar até a maternidade, mas quando perceberam que não daria tempo, pararam no Samu.
“A previsão era ela nascer no dia 25, chegou um dia antes. Quando percebi que a minha filha estava começando a nascer, fiquei nervoso, mas fomos muito bem atendidos e está tudo bem com elas”, informa o pai. O casal também são pais de Pyetro, de 7 anos.
Trabalhos de parto dentro de uma ambulância são ocorrências mais inusitadas, mas que já fazem parte da rotina intensa das equipes do Samu.
Leia também:
1. Prefeitura de Joinville abre inscrição para concurso público para níveis fundamental, médio, técnico e superior
2. Joinvilense conquista medalha de prata no Mundial de Natação Paralímpica
3. Rua no Glória, em Joinville, será interditada para obras de pavimentação
4. “Avanço importante”: Fiesc se manifesta sobre possibilidade de diálogo entre Trump e Lula
5. Anvisa proíbe venda de marcas de café, whey e suplementos; saiba quais
Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville: