+

“Equipe que vai saber usar a Arena”: JEC busca reaproximação com torcida na Copa SC

Tricolor estreia contra o Concórdia neste domingo

“Equipe que vai saber usar a Arena”: JEC busca reaproximação com torcida na Copa SC

Tricolor estreia contra o Concórdia neste domingo

Fred Romano

O Joinville Esporte Clube (JEC) realizou uma coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, 2. Para o tricolor, esta é uma semana decisiva, com as últimas preparações antes do início da jornada e a estreia na Copa Santa Catarina 2024.

A partida contra o Concórdia, no próximo domingo, 8, marca o reencontro da equipe com a torcida na Arena Joinville após quase seis meses. O último confronto em casa foi o empate por 1 a 1 contra o Avaí, no jogo de ida da semifinal do Campeonato Catarinense 2024, no dia 9 de março, aniversário da cidade de Joinville.

O presidente do JEC, Darthanhan Oliveira, relembra o público de quase 17 mil torcedores e lamenta que a falta de jogos oficiais pode ter atrapalhado a “manter a chama acesa”. “É muito tempo para uma instituição. Espero que o Joinville nunca mais passe por isso”, comenta.

Importância da Arena Joinville

O JEC tem ao menos cinco jogos na Arena Joinville, sendo quatro como mandante e um como visitante, contra o Nação de Araquari. “No primeiro jogo a gente tem que mostrar que é uma equipe que vai saber usar a arena”, avalia o técnico Ney Franco.

O clube está fazendo uma manutenção do gramado da Arena Joinville com um investimento de cerca de R$ 50 mil. O trabalho é realizado desde o dia 22 de julho.

O gramado da Arena Joinville deve ter uma troca completa em dezembro. Desde a inauguração do estádio, em 2004, o gramado não foi trocado por completo nenhuma vez, sendo feito apenas tratamentos parciais.

Como Ney Franco vê os adversários do JEC?

Durante a coletiva de apresentação, o técnico Ney Franco havia comentado sobre a importância de saber o primeiro adversário na competição. Desde o dia 7 de agosto, o tricolor já sabe quem será seu adversário na estreia: o Concórdia.

Entretanto, para Ney Franco, mesmo com um mês de preparação, a tarefa se dificultou, pois o Galo do Oeste também é uma equipe que está sendo remontada. O treinador, porém, ressalta a importância do jogo-treino realizado contra o Barra, adversário do JEC na terceira rodada da Copa Santa Catarina.

A atividade realizada na Arena Joinville acabou empatada por 1 a 1. Durante essa preparação, o tricolor realizou outros dois jogos-treinos, contra o Brusque, que disputa a Série B do Brasileirão, e o Hope-PR.

Para Ney, as maiores dúvidas em relação aos adversários são a Chapecoense e o Figueirense, pois ambos ainda disputam o Campeonato Brasileiro das Séries B e C, respectivamente.

Independentemente do adversário, Ney já tem definido como seu time deve jogar. “Uma equipe de toques rápidos e muito objetiva, que vai jogar para frente. Não é uma equipe de posse de bola”, revela.

Quem será o capitão do JEC?

O técnico Ney Franco avalia que no atual elenco há diversos jogadores com perfil para ser capitão durante os jogos na Copa Santa Catarina.

Para ele, o capitão pode ser definido em duas situações. A primeira seria um jogador fixo, que esteja no dia a dia atuando com essa liderança. A segunda seria a utilização de mais de um capitão diferente em cada jogo, avaliando o que é necessário para cada partida.

O treinador também entende que dificilmente o goleiro será o capitão, devido à mudança na regra, em que apenas os capitães podem conversar com os árbitros da partida. “O goleiro a gente evita utilizar para não perder a concentração, de precisar sair do gol”, comenta Ney.

Por fim, o provável capitão do JEC deve ser um jogador de defesa ou meio-campo, conforme o treinador.

Sócios

O presidente Darthanhan pediu para os torcedores voltarem a se associar ao clube. Para ele, agora, com um calendário completo, com jogos entre a Copa Santa Catarina 2024 e o Campeonato Catarinense 2025, fica mais fácil atrair novos sócios.

“Os sócios são a maior fonte de receita de um clube. Não adianta esperar o time engrenar, o time vai engrenar com novos sócios”, diz o presidente tricolor. Para os torcedores interessados em se associar ao JEC, as informações de planos e benefícios estão disponíveis no site jornadadoacesso.com.br.

“O JEC não quer ajuda, o JEC quer investimento”, afirma o CEO do tricolor, Felipe Ximenes.

Montagem do elenco do JEC para a Copa SC

Ximenes também relembra que os trabalhos da jornada começaram no dia 22 de julho com apenas nove atletas. “No dia 23 passou para oito. Então, a gente praticamente montou um time do zero”, explica Ximenes.

O elenco que treina para a Copa Santa Catarina 2024 tem mais de 30 atletas. Desses, 16 foram novas contratações; o restante são jogadores que permaneceram do elenco do Catarinense ou que estavam nas categorias de base.

“Todo o nosso esforço para convencer os atletas a virem para cá foi baseado na força da torcida jequeana”, comenta Ximenes. Foram mais de 300 atletas monitorados em cerca de dois meses de trabalho.

“Não é uma tarefa fácil. Muitos agentes nos oferecem jogadores. Joinville é uma vitrine”, comenta o executivo de futebol do JEC, Luciano Fidêncio. “A gente foi selecionando, posição por posição, os atletas”, completa.

O elenco atual é uma equipe bastante jovem e sem atletas considerados “medalhões”, como Bruno Silva e Diego Renan, que estiveram no elenco do Catarinense. Os dois atletas mais velhos do elenco são o lateral-esquerdo Ernandes, de 36 anos, e o zagueiro Carlos Alexandre, de 30.

Fidêncio explica que isso acontece devido aos momentos diferentes que o clube viveu no começo da temporada e atualmente. “A gente tinha um objetivo diferente naquele momento, que era conseguir a vaga na Série D, e conseguimos”, diz Fidêncio.

“O Ney traçou junto conosco o perfil de jogadores que ele queria, é um perfil mais jovem”, completa o executivo de futebol do tricolor.

“A uma semana da estreia, nós ainda estamos apresentando jogadores. Eu não trabalho com uma equipe fechada. Se aparecer uma oportunidade no mercado, a gente continua avaliando o material”, afirma Ney Franco.

O técnico também avalia que as condições físicas não serão um problema para os jogadores, tendo em vista que a maioria já estava em competições; agora, eles apenas precisam se adaptar ao estilo de jogo do treinador.

Apresentação de Ernandes e Lucão

Na coletiva, também foram apresentados oficialmente os dois reforços mais recentes do JEC, o lateral-esquerdo Ernandes, de 36 anos, e o atacante Lucão, de 24.

Da esquerda para a direita; Fidência, Ney Franco, Ernandes e Lucão | Foto: Fred Romano/O Município Joinville

Até o momento, Ernandes é o atleta mais velho do elenco. Ele estava no Ferroviário-CE, na Série C do Brasileirão, e já vestiu as camisas de CSA-AL, Mirassol-SP, Ponte Preta-SP, Chapecoense, Goiás-GO, Ceará-CE, América Mineiro-MG, entre outros clubes.

“Essa experiência só tem a agregar, o que estiver ao meu alcance para passar para os garotos, eu vou estar aqui para isso”, comenta Ernandes.

Outra experiência de Ernandes é já ter sido comandado por Ney Franco, quando passou pelo Goiás. “Quando eu cheguei aqui, não tinha nenhum jogador com quem eu já tinha trabalhado. Eu pedi apenas duas contratações, o Ernandes e o Silas, que trabalhou comigo no CSA”, revela Ney Franco.

Lucas Carvalho, mais conhecido como Lucão, estava disputando a Série D pelo Brasil de Pelotas-RS. Pela equipe, participou de 12 jogos na competição, marcou seis gols e deu uma assistência. “Eu espero manter isso, com muito trabalho e dedicação”, diz Lucão.

Confira os jogadores do elenco, idades e posições:

  • Goleiros: Pedro Henrique (22), Rodrigo Bazílio (21) e Breno Sossai (23).
  • Laterais Direitos: Rhuan Rodrigues (25) e Lucas Sena (23).
  • Laterais Esquerdos: Danilo Matielo (24) e Ernandes (36).
  • Zagueiros: Vitão (21), Neto (20), Nuno Boing (26), Mina (21), Carlos Alexandre (30) e Zé Gabriel (21).
  • Volantes: Alysson (20), Yalle (21), Erick Crispim (18), Breno Santos (26), Gabriel Chagas (23) e Silas (28).
  • Meias: Marco Antônio (21), Lucas de Sá (28) e Júlio César (21).
  • Atacantes: Porto (21), Kennedy (20), Andriw (23), Bruninho (28), Matheus Pichú (19), Lucão (24) e Yuri (19).
  • Jogadores disponíveis da base: lateral-direito Miguel Arruda (17) e goleiro João Borges (19).

Leia também:
1. Confira previsão do tempo em Joinville para os primeiros dias de setembro
2. Jovem é morto a tiros na rua após discussão em Itapoá
3. VÍDEO – Escola de Joinville abre cápsula do tempo após dez anos
4. Joinville Vôlei fecha primeira fase perfeita com mais uma grande vitória no Catarinense
5. Nadadora de Joinville vence prova de 4km em águas abertas, em Balneário Camboriú


Assista agora mesmo!

Alemão vem a Joinville a passeio e se apaixona por joinvilense:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo