Equipes controlam incêndio no Morro do Pelado após mais de 30 horas de trabalho
Suspeita é de que o fogo tenha se propagado a partir de uma fogueira deixada por trilheiros
Suspeita é de que o fogo tenha se propagado a partir de uma fogueira deixada por trilheiros
Após mais de 30 horas de trabalho de reconhecimento de área e deslocamento da equipe para combater as chamas, o incêndio no pico do Morro do Pelado, na Serra Dona Francisca, em Joinville, foi controlado.
Equipes dos Bombeiros Voluntários de Joinville, Defesa Civil, Grupo de Resgate em Montanha (GRM) e o helicóptero Águia da Polícia Militar estavam desde às 16h de sexta-feira, 29, empenhados na ocorrência.
De acordo com Marjo Rangel, vice-coordenador do GRM, neste domingo, 31, as equipes não precisaram ir até o local, pois não há mais fumaça saindo da região. Mesmo assim, nesta tarde, está previsto um sobrevoo do helicópteto Águia da Polícia Militar sobre a área, para analisar se ainda há focos das chamas.
“O que está queimando agora é uma região de encosta que não tem como acessar, mas somente brasa, nada de fogo alto”, explica Rangel.
Ainda conforme o vice-coordenador, uma área de 800 m² foi atingida pelas chamas. A suspeita é de que o fogo tenha se propagado a partir de uma fogueira deixada por trilheiros que acamparam no local.
Por ser uma área de difícil acesso com muita região de mata, e o uso da água foi inviável, as equipes utilizaram enxadas e chicotes para controlar o fogo.
Por causa do risco iminente de incêndio, as trilhas que dão acesso ao Morro do Pelado e Castelo dos Bugres estão interditadas por tempo indeterminado.
“Reforço que não é seguro subir a trilha, pois na região em torno do cume tem muito material caindo por causa do incêndio, como pedras e vegetação. Se atingir alguém, pode ser grave”, orienta Rangel. .