Escola Bolshoi e Cia 255 apresentam espetáculo em Joinville em celebração ao Mês da Consciência Negra
Apresentação acontece no dia 19 de novembro
Apresentação acontece no dia 19 de novembro
Em celebração ao Mês da Consciência Negra, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em parceria com a professora e coreógrafa Nayla Ramos, apresenta o espetáculo “Arte da Consciência”. O evento acontece no dia 19 de novembro, véspera do feriado, às 18h30, na sede da Escola Bolshoi.
Segundo a Escola Bolshoi, o evento celebra a riqueza das tradições e expressões culturais negras, proporcionando um espaço de expressão artística e reflexão cultural por meio da arte.
O espetáculo conta com a participação dos alunos e bailarinos profissionais da Escola Bolshoi e da Cia 255, projeto do Kênia Club, e ensaiado por Nayla Ramos. Com um repertório vibrante, “Arte da Consciência” traz ao palco performances que exploram a história, cultura, identidade e desafios da experiência negra, convidando o público a refletir sobre a importância da consciência negra e a contribuição das culturas afro-brasileiras para a sociedade.
Além de promover a arte e a cultura, o evento incentiva a diversidade e a inclusão, fortalecendo o compromisso da Escola Bolshoi em acolher e valorizar a pluralidade cultural dentro e fora da instituição.
“O espetáculo tem como proposta mostrar a diversidade dos artistas ao nosso redor, que carregam dentro de si essa ancestralidade na arte e em suas vidas. Esse projeto vem com a intenção de fomentar ainda mais a inclusão na cidade de Joinville”, comenta Nayla Ramos, idealizadora do espetáculo.
Os ingressos podem ser adquiridos na recepção da Escola Bolshoi por meio de uma contribuição espontânea, que será destinada ao apoio à manutenção da Cia 255.
Nayla Ramos é uma bailarina, professora e coreógrafa negra, graduada pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Com uma carreira sólida, ela já integrou importantes companhias, como a São Paulo Companhia de Dança, Curitiba Companhia de Dança e a Companhia Jovem Bolshoi Brasil.
Como solista, Nayla participou de eventos internacionais, incluindo o Festival de Dança de Joinville e a Expo Dubai, mostrando sua versatilidade em estilos como Balé Clássico, Dança Contemporânea, Dança Popular Brasileira e Folclórica.
Atualmente, se dedica à formação de novos talentos como professora na Escola Bolshoi, além de atuar como ensaiadora na Companhia 255 Performance e Arte Negra.
A Cia 255 nasceu em Joinville com a missão de ser uma referência da arte e cultura negra, fortalecendo a representatividade e a presença da negritude no cenário cultural da cidade.
Voltada para artistas negros e não negros, a companhia mantém um compromisso estético e filosófico com a valorização da negritude, destacando a importância e o talento dos bailarinos negros que sempre contribuíram para a cena cultural local.
Com sede no Kênia Club, um espaço ideal para ensaios e apresentações, a Cia 255 se propõe a ser um núcleo de congregação e expressão artística, assumindo o desafio de criar, unir e inspirar através da dança e da cultura.
O dia 20 de novembro é celebrado como o Dia da Consciência Negra no Brasil, feriado nacional que homenageia a resistência e a luta do povo negro, além de relembrar a importância de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência à escravidão.
Leia também:
1. Atual campeão da Série C, zagueiro é anunciado como reforço do JEC para 2025
2. Homem é morto a tiros por adolescente de 16 anos em Joinville
3. Atacante que estava há cinco temporadas na Ásia é novo reforço do JEC
4. Identificada criança de 5 anos encontrada morta após cair em tanque em Canoinhas
5. Veja como fica previsão do tempo em Joinville nesta semana
Amor à primeira vista trouxe paraguaia para Joinville: