Escola de Joinville recebe primeiro “ecoponto” para descarte correto de resíduos recicláveis
Ação faz parte do projeto Nossa Escola Lixo Zero
Ação faz parte do projeto Nossa Escola Lixo Zero
Nesta sexta-feira, 5, foi realizada a instalação do primeiro ecoponto, um ponto de entrega voluntária de resíduos recicláveis, na escola Plácido Xavier Vieira, da rede municipal de ensino de Joinville, no bairro Santa Catarina.
O projeto pretende conscientizar a comunidade sobre a importância de separar os resíduos orgânicos daqueles que têm potencial de reciclagem e reaproveitamento, e têm os estudantes como principais agentes para espalhar esta cultura.
O ecoponto receberá resíduos como vidros, papel, metal e plásticos, tudo sob orientação da equipe de educadores da unidade escolar. Os materiais serão coletados pela empresa responsável por este serviço na cidade, que faz o encaminhamento para seis cooperativas de reciclagem conveniadas à prefeitura.
Nos próximos meses, a instalação do projeto será ampliada para outras escolas municipais. A experiência na Plácido Xavier Vieira deve servir para monitorar e conhecer o volume de resíduos entregues e dimensionar o número de coletores por unidade, avaliar se o modelo disponibilizado é adequado, e se a periodicidade de coleta é correta.
“A educação ambiental é a única forma que temos de minimizar os impactos ambientais e a nossa expectativa é que, a partir desta ação, a conscientização sobre reciclagem ultrapasse os muros das escolas”, analisa Janaína Teixeira, diretora de serviços da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra).
Este é o primeiro movimento para consolidação do projeto Nossa Escola Lixo Zero, que será implantado pela Secretaria de Educação nas escolas municipais de Joinville a partir de 2022.
Trabalhar a educação ambiental fará parte da rotina escolar dos alunos do ensino fundamental, com objetivo de gerar sensibilidade sobre o consumo consciente e a destinação correta dos resíduos, além de desenvolver uma cultura ecológica de harmonia com a preservação ambiental e apoio à economia solidária.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: