Escola de Joinville tem funcionários afastados por suspeita de Covid-19

Sindicato dos Servidores fala em contaminação comunitária, mas prefeitura nega necessidade de interdição

Escola de Joinville tem funcionários afastados por suspeita de Covid-19

Sindicato dos Servidores fala em contaminação comunitária, mas prefeitura nega necessidade de interdição

Redação O Município Joinville

Seis servidores da Escola Municipal Prof. Anna Maria Harger, no bairro Guanabara, em Joinville, foram afastados após apresentarem sintomas gripais. O afastamento é medida preventiva, uma vez que há suspeita de Covid-19.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville e Região (Sinsej) pediu o fechamento da unidade, porém a prefeitura nega a necessidade de interdição. Os casos foram divulgados pelo sindicato após visita da Vigilância Sanitária, realizada nesta terça-feira, 9. Um dos afastados seria a diretora da unidade.

O Sinsej afirmou em nota que os casos comprovariam uma contaminação comunitária de Covid-19 no local e que isso colocaria em risco a saúde e a vida da comunidade escolar. O sindicato pede o fechamento imediato da escola para rastrear possíveis contaminados e bloquear a cadeia de transmissão, além de permitir a desinfecção do local.

Segundo a presidente do Sinsej, Jane Becker, a situação mostra que a Prefeitura não consegue a segurança necessária em uma região onde o nível de contágio do novo coronavírus continua gravíssimo.

Protocolos respeitados

A Prefeitura de Joinville respondeu em nota oficial afirmando que não há surto de Covid-19 nas escolas municipais ou centros de educação infantil (CEIs) da rede municipal de ensino. Conforme o texto, foi criado um protocolo específico para que a volta às aulas pudesse ser realizada de forma confiável. Entre as medidas estão o revezamento das turmas, a aferição de temperatura, a utilização de álcool 70% e práticas de distanciamento social.

A prefeitura também declarou que atua para que os pais e mães possam encaminhar seus filhos para uma escola segura e preparada e que “a Secretaria de Educação trata o tema com a segurança e seriedade que o momento exige.”

Sobre a escola Anna Maria Harger, a nota afirma que os profissionais que apresentaram sintomas gripais foram afastados para o devido tratamento, conforme previsto no protocolo. “A mesma conduta será tomada em todas as unidades da Rede Municipal quando alguma situação semelhante se apresentar com alunos, professores ou demais servidores”. O município informou que a unidade tem 71 servidores.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo