Escola de Joinville vence prêmio do TCE-SC como referência no estado
Foram reconhecidas seis unidades de Santa Catarina
Foram reconhecidas seis unidades de Santa Catarina
A Escola Municipal Professora Isabel Silveira Machado, de Joinville, foi reconhecida pelo “Prêmio Lume: escola de referência”, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC). A iniciativa foi criada neste ano para identificar e reconhecer escolas referências na rede pública municipal de todo o estado.
A cerimônia de premiação aconteceu na noite desta terça-feira, 17, durante o sexto Fórum TCE Educação, em Chapecó. Foram reconhecidas seis unidades de Santa Catarina, uma de cada mesorregião, sendo a escola Isabel Silveira Machado a vencedora do Norte do estado.
Segundo a diretora Eronilda Schreiber Cordeiro, o prêmio é um reconhecimento do trabalho desenvolvido na unidade ao longo dos últimos anos. “Me sinto lisonjeada, estou me sentindo muito feliz e emocionada com essa conquista, que também é de todos os gestores que já passaram pela escola”, comemora.
Para Eronilda, o diferencial da escola Isabel Silveira Machado é o envolvimento e o sentimento de pertencimento da comunidade. A unidade foi construída na década de 1940, no bairro Vila Cubatão, e hoje atende cerca de 200 alunos, do segundo período da Educação Infantil até o quinto ano do Ensino Fundamental.
“Conseguimos ter práticas pedagógicas que fazem o aluno aprender, mesmo vindo de famílias mais humildes. Prova disso é estarmos entre os melhores resultados da Rede Municipal no Ideb”, comenta a diretora.
Para definir os vencedores, o TCE-SC considerou o índice ICMS Educação, calculado a partir de indicadores educacionais das redes públicas municipais, como proficiência, gestão escolar, formação e condições de trabalho dos profissionais da escola, infraestrutura, acesso e permanência nas escolas e contextos socioeconômicos. Também foram consideradas ações realizadas pelas escolas que não estão previstas em metas pré-estabelecidas.
Durante o processo, foram entrevistados a gestora da unidade, profissionais que atuam na escola, alunos, pais e membros da comunidade escolar. Além disso, o TCE-SC avaliou uma série de documentos, como o currículo pedagógico do município e o projeto político-pedagógico da escola.
Leia também:
1. Briga entre familiares é interrompida pela Polícia Militar em Jaraguá do Sul
2. Justiça de Joinville suspende cobranças abusivas de taxas de condomínio vencidas
3. Acidente entre carro e caminhão mata pais, filha e genro em Santa Catarina
4. GALERIA – Deputada joinvilense marca momento histórico em posse na Alesc
5. Empresa de Joinville abre 95 vagas de jovem aprendiz; veja como se inscrever
PIZZA FIT DE FRIGIDEIRA: GOSTOSA E RÁPIDA: