Escola de Joinville vence prêmio nacional com projeto sobre alimentação saudável
Prêmio foi realizado pela Fundação Nestlé Brasil
Prêmio foi realizado pela Fundação Nestlé Brasil
Um projeto desenvolvido pela Escola Municipal Professora Virgínia Soares, localizada no bairro Floresta, em Joinville, foi vencedor do prêmio nacional Crianças Mais Saudáveis, realizado pela Fundação Nestlé Brasil. O trabalho visou promover a alimentação saudável e nutritiva aos alunos, além de uma rotina de exercícios físicos.
A iniciativa nasceu no início do ano letivo envolvendo as turmas de quinto ano do Ensino Fundamental de maneira interdisciplinar. Segundo a diretora, Susana Cercal do Nascimento, foi um privilégio vencer o prêmio, mas também de proporcionar aprendizagens significativas para os alunos.
“A nossa escola tem cultura de participar de prêmios, mas acima de tudo de oportunizar mensagens significativas para os nossos estudantes. A alimentação saudável é uma necessidade e eles estão na idade certa para começar a criar bons hábitos, se tornando também multiplicadores desse conhecimento”, comenta.
A Fundação Nestlé Brasil premiou os dois melhores projetos de cada região do país, entre eles o trabalho realizado na escola Virgínia Soares. Com o reconhecimento, a unidade joinvilense também receberá R$ 38 mil para realizar alguns investimentos, como na revitalização da horta pedagógica e do refeitório.
A primeira etapa envolveu a Matemática, com o levantamento dos pesos e medidas dos próprios estudantes, além de aprenderem como calcular o Índice de Massa Corporal (IMC). A partir do resultado, criou-se a problemática de como melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Por isso, na disciplina de Ciências, os alunos pesquisaram sobre hábitos alimentares e, em parceria com as famílias, montaram pratos divertidos que representavam a alimentação saudável. Na etapa final do projeto, a professora de Educação Física ainda trabalhou com os alunos quais seriam as atividades físicas mais apropriadas para cada idade.
O projeto foi vencedor da seletiva escolar envolvendo mais de 30 trabalhos para definir o representante da unidade para a Feira Municipal de Matemática, além de ter sido inscrito no prêmio nacional Crianças Mais Saudáveis.
Leia também:
1. Motociclista sem capacete morre ao bater em carro em Joinville
2. Operação cumpre mandado contra Jair Renan Bolsonaro em Balneário Camboriú
3. Confira como fica previsão do tempo em Joinville nesta quinta-feira
4. Três bairros de Joinville podem ter falta de água nesta quinta-feira
5. Piloto de Joinville inicia segunda metade da temporada da Fórmula Delta neste fim de semana
Casa de bispo a hotel: a fascinante história do Palácio Episcopal de Joinville”: