Com um acervo de 100 livros e 50 DVDs infantis, o Projeto CineMundo chegou à cidade de São Francisco do Sul com o intuito de fomentar e difundir a literatura e o audiovisual entre as crianças. No total, foram 11 instituições contempladas com a estrutura, o que beneficiou cerca de 3575 crianças do município.
Além dos livros e DVDs, que incluem clássicos infantis como O Pequeno Príncipe, Rei Leão e Cinderela, a estrutura do CineMundo conta com um sistema de Home Theater de alta qualidade, projetor interno para exibição dos filmes, tela para projeção com amplo campo de visão, e prateleiras internas para organizar os livros e filmes.
O Projeto busca garantir a todos o acesso gratuito e irrestrito à cultura, com sessões de exibições de filmes abertas ao público em geral. Isso faz do CineMundo uma fonte de cultura e conhecimento, que permite que o público de menor poder aquisitivo e com pouco acesso a produtos culturais tenha a possibilidade de interação com essas atividades. O projeto visa atender mais de 30 mil crianças por ano, chegando a atender, numa média de 3 anos, mais de 90 mil pessoas.
“O Projeto irá complementar a ferramenta pedagógica no incentivo a escrita e leitura e facilitar o processo de aprendizagem, proporcionando a socialização, criatividade, linguagem e envolvendo o cognitivo dos alunos de uma forma lúdica e prazerosa”, reforça a diretora da EBM Álvaro Tancredo Dippold, Rosana A. de Mira Souza.
Todas as atividades são viabilizadas pela Lei de Incentivo à Cultura e realizadas pelo Ministério do Turismo, via Secretaria Especial de Cultura. O projeto é uma produção da RM Produções, e contou com patrocínio da ArcelorMittal Vega, por meio da Fundação ArcelorMittal.
“Investir em educação é algo que acompanha a ArcelorMittal Vega desde antes do início de nossas operações, quando criamos o Concurso Escolar. Nos emociona saber que, com o projeto Cinemundo, muitas gerações de crianças de São Francisco do Sul vão poder usufruir da estrutura dessas cinematecas em suas escolas. Fizemos questão de que nossos gerentes participassem de um momento como esse, representando a empresa em cada entrega, para vivenciarem essa experiência com as crianças da nossa comunidade. Esperamos que esse projeto traga muitos sorrisos e contribua com a educação do município”, enaltece a empresa.
Escolas que receberam as estruturas:
09/05 – 10h00
Escola Franklin de Oliveira – Rua Rod. Duque de Caxias, s/n – Reta
09/05 – 13h30
Nova Escola João Germano – Rua Professora Maria Estela Martins – Iperoba
10/05 – 10h00
Grupo Escolar Álvaro Dippold – Rua Binot Paulmier de Goneville – São José do Acaraí
10/05 – 13h00
Escola Municipal Izidoro Curvello – Rua Binot Paulmier de Gonneville – São José do Acaraí
10/05 – 16h00
EEB Carlos da Costa Pereira – Rua Franklin de Oliveira, 98 – Acarai
11/05 – 10h00
Grupo Municipal João Dias – Estr. do Forte, 4155 – Do Ubatuba
11/05 – 13h30
Escola Municipal Rogério Zattar – Rod. Duque de Caxias – Do Ubatuba
12/05 – 10h00
Escola Municipal do Estaleiro – Estrada Geral do Estaleiro Estaleiro – Vila da Glória
12/05 – 15h00
Escola Municipal Francisco Anselmo Correa – Rua Walter Rinow – Laranjeiras
13/05 – 10h00
E.B.M. Waldemar da Costa – Willy Lehm, 135 – Água Branca
13/05 – 13h30
CAIC Irmã Joaquina – Rua Vereador Ruth Nobrega Martinez, 635 – São José do Acaraí
Sobre a ArcelorMittal Vega:
A ArcelorMittal Vega é uma das mais modernas unidades de transformação de aço do mundo e integra o grupo ArcelorMittal, líder mundial na produção de aço. A empresa de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, atua na transformação de aços planos decapados, laminados a frio e revestidos para atendimento dos setores automobilístico, de eletrodomésticos e da construção civil, entre outros segmentos.
Em 2021, retomou a maior obra de expansão de sua história, o Projeto CMC, um investimento de aproximadamente US$ 350 milhões.
A ArcelorMittal Veja, através da Fundação ArcelorMittal, repassa recursos a projetos por meio de diferentes modalidades da Lei de Incentivo: Lei de Incentivo à Cultura, Lei de Incentivo ao Esporte, Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e Fundo do Idoso de São Francisco do Sul.
São repasses contribuem para a promoção e a manutenção de iniciativas e projetos transformadores na comunidade, promovendo a cultura e o desenvolvimento sustentável da região onde está inserida.
Sobre o Ministério do Turismo:
Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).