“Esmola não ajuda”: Joinville lança campanha com foco para pessoas em situação de rua; entenda
Prefeitura quer que população use Serviço Especializado em Abordagem Social 24 horas
A Prefeitura de Joinville lançou nesta quarta-feira, 10, a campanha “Esmola não ajuda, ajude de verdade”, nos meios de comunicação, por meio de um trabalho conjunto entre a Secretaria de Assistência Social (SAS) e a Secretaria de Comunicação (Secom).
Segundo a prefeitura, a campanha é realizada com base no entendimento de que o ato de dar esmola não ajuda a resolver o problema das pessoas em situação de rua. A prefeitura acredita que a esmola estimula as pessoas a permanecerem em condição de vulnerabilidade social.
A campanha incentiva o cidadão a utilizar o Serviço Especializado em Abordagem Social 24 horas. O público atendido pelo serviço são pessoas que estão nos semáforos ou passando a noite em frente a comércios e locais públicos. O cidadão que avistar pessoas nessas condições pode ligar para (47) 3433-3341.
O serviço, uma parceria da Prefeitura com o Instituto Amor Incondicional, está disponível todos os dias da semana, inclusive fins de semana e feriados, 24 horas por dia. As equipes fazem a abordagem de pessoas em situação de vulnerabilidade social para entender as demandas e porque estão vivendo nas ruas de Joinville.
A partir dessa abordagem, o usuário receberá o encaminhamento para os serviços que necessitar, como emissão da segunda via de documentação, mercado de trabalho e capacitação profissional, assistência à saúde e encaminhamento para o Restaurante Popular.
“É fundamental que as pessoas em situação de rua cheguem até a nossa equipe especializada, pois a partir desse contato temos como efetivamente auxiliar para que ela supere essa situação de vulnerabilidade. Quando a população ajuda doando dinheiro ou alimento, mesmo sem querer, acaba prejudicando esse trabalho dos profissionais da Assistência Social”, explica a secretária da SAS, Fabiana Cardozo.
Alimentação
As duas unidades do Restaurante Popular da Prefeitura de Joinville oferecem refeições gratuitas para pessoas em situação de rua cadastradas e que forem encaminhadas pelo Centro Pop (exceto as beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada – BPC, neste caso elas têm desconto no valor); e, também, as famílias inscritas no CadÚnico com cadastro atualizado e renda per capita de até meio salário-mínimo.
O Restaurante Popular 1 (Restaurante Herbert José de Souza, rua Urussanga, 442 – Bucarein) atende diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 9h (café da manhã), das 11h às 14h (almoço) e das 17h às 19h (jantar).
Já o horário de funcionamento do Restaurante Popular 2 (Restaurante Zilda Arns, avenida Alwino Hansen, 65 – Adhemar Garcia), é de segunda a sexta-feira (exceto feriados), servindo exclusivamente almoço, das 11h às 14h.
Emprego
Outra ação da prefeitura é direcionar pessoas em situação de rua para o mercado de trabalho, feito pelo Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores (Cepat).
A unidade auxilia na elaboração de currículos e realiza encaminhamento a cursos profissionalizantes gratuitos e vagas de emprego, entre outros serviços. O Cepat funciona na rua Abdon Batista, 342, Centro, de segunda a sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos), das 8h às 14h.
Leia também:
1. Homem sofre tentativa de homicídio na região Nordeste de Joinville
2. Noite histórica: Joinville Vôlei desbanca São José e está nas semis da Superliga
3. Corpo de homem que estava desaparecido é encontrado em rio de Brusque
4. Motocicleta a R$ 250; PRF realiza leilão de veículos apreendidos no Norte de SC
5. Menina de 8 anos morre após cair em piscina em Blumenau; irmã da vítima é hospitalizada
Assista agora mesmo!
Taiwanesa achou que cemitério de Joinville era um parque: