Espetáculo internacional abre 40º edição Festival de Dança de Joinville

Companhia norte-americana e Escola do Teatro Bolshoi serão as atrações das noites especiais

Espetáculo internacional abre 40º edição Festival de Dança de Joinville

Companhia norte-americana e Escola do Teatro Bolshoi serão as atrações das noites especiais

Redação O Município Joinville

A edição que celebra as quatro décadas do Festival de Dança de Joinville começará com uma atração internacional. A companhia norte-americana Bill T. Jones/Arnie Zane Company será a responsável pela Noite de Abertura.

Noite de Abertura

O grupo, que não vem ao Brasil desde 2006, apresentará o espetáculo de dança contemporânea “What Problem?” em 17 de julho, às 19h, no Centreventos Cau Hansen.

A coreografia explora a tensão entre o pertencimento a uma comunidade, os sentimentos de isolamento que muitos sentem durante estes tempos de divisão e a noção de redenção coletiva. A apresentação busca suscitar reflexões sobre temas como raça, sexualidade, luta de classes e imigração.

As inspirações para a montagem são múltiplas, vêm do filme “Do Fundo do Mar” (2020); do texto do discurso “I Have a Dream”, de Martin Luther King Jr.; e do livro “Moby Dick”, de Herman Melville.

A criação e direção de “What Problem?” são de Bill T. Jones, que é um coreógrafo, bailarino, encenador e escritor norte-americano. Bill T. Jones acumula inúmeros prêmios, dentre eles, dois Tony Awards e o Officier de l’Ordre des Arts et des Lettres, concedido pelo governo francês; e diversos reconhecimentos, como ter sido elencado como um dos 22 negros americanos proeminentes no documentário da HBO “The Black List”.

A Bill T. Jones/Arnie Zane Company nasceu em 1982, de uma colaboração de 11 anos entre Bill T. Jones e Arnie Zane (1948–1988). A companhia já apresentou em mais de 200 cidades em 40 países o seu repertório, que é composto por mais de 140 obras.

Assista ao trailer:

Noite de Gala

Alinne Volpato / Bolshoi

Na Noite de Gala, será a vez de um balé neoclássico tomar o palco do Centreventos Cau Hansen. A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil apresentará em 23 de julho, às 19h, “Cinderella”.

A coreografia narra a saga da jovem que tem sua vida transformada, depois que um mago surge, no meio da noite, para ajudá-la a ir ao grande baile. A música de Prokofiev e a coreografia de William Almeida seguem o roteiro clássico da história baseado no conto de fadas de Charles Perrault até Cinderella conhecer um príncipe encantado.


– Assista agora:
Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo