Espetáculos, mostras de arte e feirinhas: veja o que fazer em Joinville neste fim de semana
Agenda tem atrações para diversas idades
Agenda tem atrações para diversas idades
Procurando o que fazer em Joinville neste fim de semana? A reportagem de O Município Joinville separou os eventos que acontecem entre esta sexta-feira, 8, e domingo, 10.
Neste sábado, 9, Joinville será palco de uma noite histórica. Ocorrerá o Musicarium in Concert, o maior concerto de música clássica aberto de Santa Catarina, apresentado pelo Ministério da Cultura e Fiesc. A apresentação, gratuita, reunirá mais de 2 mil pessoas no Moinho Joinville, patrimônio histórico da cidade, que se transformará em cenário do espetáculo, que ocorrerá às 18h. Os ingressos gratuitos devem ser reservados via Sympla – link na bio do Instagram @musicariumoficial.
A Orquestra Musicarium, formada por mais de 70 jovens músicos, retorna aos palcos da cidade após uma sequência de turnês que levou o talento catarinense para o mundo. Em 2024, o grupo se apresentou na Europa, passando por Alemanha, Holanda e Suíça, e em julho percorreu diferentes regiões do Brasil em sua primeira turnê nacional. Agora, o público em Joinville e SC poderá vivenciar essa experiência única.
Neste sábado, 9, às 16h30, o recital “Piano Appassionato” com o pianista Alexandre Dietrich estará em Joinville com o encerramento da turnê, no Instituto Internacional Juarez Machado. O evento tem entrada gratuita, por ordem de chegada até a lotação do local (100 pessoas). O objetivo é democratizar o acesso à música erudita de piano solo.
Neste sábado, 9, acontece o espetáculo “Lá Fora”, da companhia Essaé. O evento ocorrerá às 20h, no galpão de teatro da Ajote. A entrada gratuita e a classificação indicativa é de 12 anos.
No sábado, 9, às 17h, ocorre o “Sarau para alimentar a alma”. O evento gratuito e aberto a comunidade contará com música ao vivo, poesias, exposição de arte, e outras expressões artísticas. O local fica na rua Marechal Deodoro, 110, no Centro. Mais informações estão disponíveis no Istagram @capitulorosacruzjoinville.
Neste sábado, 9, para marcar o Dia dos Pais com significado e conexão, o Garten Shopping promove uma experiência cultural gratuita e inédita em sua programação especial: o ShowTalk “Terra de Nós Mesmos”, com o artista catarinense Anderson Dresch.
Para além de um show, o encontro propõe uma jornada sensível que une música, palavra e propósito. Em formato dinâmico, o artista intercala falas inspiradoras e canções autorais em uma vivência que convida à reflexão sobre temas como gratidão, superação e transformação. A proposta é estimular o público a reconectar-se com o essencial e celebrar a data com afeto e presença.
O evento gratuito ocorrerá no GNC Cinemas, no Garten Shopping, às 9h. Para participar é necessário realizar a inscrição pelo aplicativo AJFans.
Neste sábado, 9, o Instituto Internacional Juarez Machado abre as portas para a exposição: “ÉTUDES”, de Juarez Machado, a partir das 15h com entrada gratuita. A mostra convida o público a mergulhar no processo criativo do artista, revelando o momento em que as ideias tomam forma no papel. São estudos e ensaios realizados com lápis sanguínea, carvão, giz pastel e nanquim, aplicados sobre diferentes texturas e superfícies — um recorte sensível e expressivo do pensamento de Juarez.
Com uma variedade de técnicas e traços, ÉTUDES revela os bastidores da criação e oferece ao visitante uma experiência única: observar de perto o nascimento da obra, onde cada linha carrega a força de um pensamento em movimento.
A exposição “Corpo-carne Corpo-sagrado: um diálogo com o acervo do MAJ”, do artista plástico e performer Jean Smekatz está aberta para visitação no Museu de Arte de Joinville. Com curadoria de Alena Marmo, o conjunto da obra ficará disponível no espaço expositivo do porão até 21 de setembro.
A Abertura da exposição “O mundo de cabeça para baixo”, do Projeto Arte em Movimento, ocorre nesta sexta-feira, 8, às 19h, na Associação de Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj). O evento tem entrada gratuita. No mesmo local e horário, também ocorre a abertura da exposição “O que permanece”, de Smekatz e Maria Ines.
Até 31 de agosto, ocorre a mostra diática de arte têxtil “Casa Krüger – Imagem Bordada”. Os trabalhos foram criados pelos estudantes do curso de Tapeçaria e Tecelagem da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, e também por membros do projeto Mãos que Tecem. A exposição celebra os 100 anos da Casa Krüger. A entrada é gratuita. A exposição pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado e domingo, das 9h às 15h, na sala principal da Casa Krüger.
Até domingo, 10, ocorre o 8º Festival de Girassóis, no Parque Hemero Jardins como Arte. O local abre das 9h às 18h, com ingressos a partir de R$ 22 (meia-entrada). O parque fica na rua Tenente Antônio João, 4.257, no bairro Jardim Sofia.
Neste sábado, 9, das 10h às 18h, ocorre o 13° Quintal da Amora, uma feira voltada à cultura pop japonesa e otaku. A feira contará com diversas atrações, incluindo um desfile de cosplay programado para às 16h, concurso de K-pop às 13h e o torneio de BeyBlade X às 10h30. A entrada é gratuita.
Neste final de semana, Joinville recebe mais uma edição da tradicional Feira do Príncipe, na Rua do Príncipe, com programação que envolve arte, cultura e boas compras. O evento é aberto ao público, acontece das 9h às 18h e conta com dezenas de expositores de artesanato, gastronomia e produtos criativos.
Além da programação habitual, esta edição terá atrações especiais. No sábado, 9, das 10h às 12h, o público poderá conferir o Lambe-Lambe, forma de teatro em miniatura apresentada dentro de pequenas caixas. Serão quatro histórias: Cripta, criada em 2004 pelo bonequeiro catarinense Sérgio Tastaldi; Asas, inspirada em um conto de Borges de Garuva; Rosa, baseada em um conto do escritor Jura Arruda; e Sal, que aborda o empoderamento feminino.
Já domingo, 10, às 15h, a feira recebe a presença dos famosos bonecos gigantes de Joinville, da cia Essaé. Eles representam personagens e figuras folclóricas da cidade, como o músico Mestre Bera, Dona Fioca, a Rosa do Pé Inchado, o Chapeludo, Dona Margarida, o Moço Bonita do Baile, a Nova da Ponte, a bailarina, o trabalhador da indústria e o Neco Maneco. Para encerrar, às 16h, a programação traz a dança do arrasta-pé, garantindo animação e integração entre os visitantes.
A Feira EcoSol Dona Francisca ocorre nesta sexta-feira 8, das 9h30 às 17h, na rua das Palmeiras.
Nesta sexta-feira também ocorre a feira EcoSol Pirabeiraba, das 9h30 às 16h, na Praça Caetano Évora da Silveira, ao lado do terminal de ônibus.
Já a Feira EcoSol Beira Rio será no sábado, 9, das 11h às 17h, na Galeria de Lojas e Serviços Beira Rio.
No sábado, 9, também ocorre a Feira nos Bairros, no Vila Nova, das 10h às 16h.
A feira ocorre na rua XV de Novembro, 7.000, anexo ao Terminal do Vila Nova.
Tem alguma sugestão do que fazer em Joinville? Envie uma mensagem pelo WhatsApp no número (47) 9-9746-6748 ou no e-mail [email protected].
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: