Estação de tratamento de esgoto será construída na região nordeste de Joinville
Com investimento de R$ 26,8 milhões, ETE beneficiará 27 mil joinvilenses
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jardim Paraíso, na região nordeste de Joinville, está sendo construída na esquina entre a avenida Plutão e rua Puppis. A obra tem investimento de R$ 26,8 milhões. A ETE beneficiará 27 mil moradores dos bairros Jardim Paraíso, Vila Cubatão, Jardim Sofia e parte do Bom Retiro.
“Essa é uma estação que vai tratar 60 litros por segundo, o que significa que cerca de 5 mil metros cúbicos de esgoto por dia receberão tratamento adequado, auxiliando na preservação do meio ambiente”, afirma Sidney Marques de Oliveira Júnior, diretor-presidente da Companhia Águas de Joinville. “Depois de finalizada, a estação vai contribuir para que a Companhia consiga ampliar a rede de coleta e tratamento de esgoto na região”, completa.
No terreno onde as obras estão em andamento, foi instalada estrutura para tratamento preliminar, flotadores primários, tanque de lodo primário e floculadores, equipamentos que fazem parte do processo de tratamento do esgoto.
“Neste momento, estão sendo preparadas as bases dos sopradores, casa das prensas e tanque de contato, entre outras estruturas necessárias para a estação”, explica Lucia Rodrigues, coordenadora de Projetos de Expansão.
Nos últimos dias, o local recebeu parte dos equipamentos necessários para a operação do sistema. Além disso, seguem os trabalhos para implantação dos setores de tratamento biológico e dos setores administrativos.
A estação terá uma tecnologia para controle de odores, que atende às exigências de órgãos ambientais, com a instalação de lavadores de gases nas unidades de tratamento preliminar. A previsão é que o início da operação ocorra em 2024.
Com as redes coletoras ativas e a estação em pleno funcionamento, a cobertura de esgotamento sanitário de Joinville será de 47,3%.
A construção da ETE Jardim Paraíso faz parte do programa Joinville Bem Tratada, um pacote de obras de saneamento que visam à melhoria do sistema de água e à ampliação do sistema de esgotamento sanitário. Um dos objetivos do programa é expandir os serviços de coleta e tratamento de esgoto em Joinville, levando saúde para a população e preservando o meio ambiente.
Leia também:
1. Corpo de mulher é encontrado no mirante da Serra Dona Francisca, em Joinville
2. VÍDEO – Carro capota após se envolver em acidente em Joinville
3. Cadáver é encontrado em terreno baldio no Norte de Santa Catarina
4. Transferência por DOC deixará de existir; confira quando
5. “Não é a mulher da confusão”: delegado fala sobre casal preso por participação na chacina em Joinville