Estado amplia suspensão dos ônibus, mas em Joinville decisão é da prefeitura
Liminar tira poder estadual sobre o transporte público joinvilense. Entenda
O governo estadual decretou a suspensão do transporte de passageiros por mais sete dias, a partir de segunda-feira, 3, em todas as regiões em situação gravíssima por conta da Covid-19, incluindo o Norte do estado. Porém, em Joinville, os ônibus poderão voltar a circular já na quarta-feira, 5.
Isso acontece porque, nesta semana, as empresas responsáveis pelo transporte na cidade, Gidion e Transtusa, ganharam uma liminar que permite que o Município decida sobre o funcionamento ou não do serviço. O Estado recorreu da decisão, mas ainda não obteve resposta.
Mesmo com a autorização para liberar o transporte, na quarta-feira, 29 a prefeitura decidiu continuar com o serviço suspenso por sete dias. Foi permitida apenas a circulação das linhas especiais para os trabalhadores da Saúde.
Por tanto, enquanto as demais cidades ficarão sem ônibus até o dia 9 de agosto, Joinville poderá retomar a circulação neste dia 5. A Prefeitura ainda pode decidir paralisar o serviço por mais sete dias.
As demais medidas estabelecidas pelo Estado devem ser cumpridas em Joinville. A a concentração e a permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praças e praias, está proibida por mais sete dias a contar deste sábado, 1º.