X
X

Buscar

Estoques de sangue de Joinville estão em níveis de alerta; saiba como doar

Por conta das fortes de chuvas que atingiram Joinville, número de doadores reduziu

O Hemocentro de Joinville está precisando de doações. No momento, todos os estoques de sangue estão em níveis de alerta. Os tipos de sangue A-, A+, O+ e O- são os que mais precisam de doações.

Segundo o Hemosc Joinville, as doações podem variar e, no momento, as dificuldades estão sendo as tipagens sanguíneas A e O. A instituição diz que houve uma redução no número de doadores por conta dos dias de chuva na cidade, o que afetou o estoque.

Na doação são retirados aproximadamente 450 mililitros (ml) de sangue e todo o processo de doação leva em torno de 55 minutos. Após a doação, o recomendado é não fumar por no mínimo duas horas e não praticar nenhum tipo de exercício físico ou atividade perigosa.

A rede do município faz parte da Hemorrede Santa Catarina, que vem intensificando as campanhas de doações de sangue desde o início da pandemia de Covid-19.

Quem pode doar?

Pessoas de 18 a 60 anos, para a primeira doação, e até 69 anos para quem já é doador. É preciso estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e evitar o uso de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos nas últimas 12h. É necessário também apresentar documento de identidade com foto.

Como agendar?

Para garantir a segurança de todos, o atendimento está sendo realizado por agendamento pelo telefone (47) 3481-7414 e (47) 3481-7424 ou pelo site do Hemosc: www.hemosc.org.br/agende-sua-doacao.html, selecionando a região de Joinville.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 17h15 e aos sábados das 8h às 11h30. O Hemosc Joinville fica na avenida Getúlio Vargas, 198, bairro Anita Garibaldi.

Restrições

Os doadores também devem estar atentos com a Covid-19. Quem tenha se deslocado ou estava em países com casos confirmados de infecção estão inaptas para doação por 14 dias após o retorno destes países. Quem pegou o vírus deve esperar 30 dias após a completa recuperação para doar.

Para aqueles que tiveram contato nos últimos 30 dias com alguém diagnosticado com Covid-19 não é permitido doar pelo período de 14 dias após o contato com a pessoa.

Não pode doar quem teve as seguintes doenças: hepatite após os 11 anos de idade, lepra (hanseníase), hipertireoidismo e tireoidite de Hashimoto, doença autoimune, doença de chagas, AIDS, problemas cardíacos (necessita avaliação e declaração do cardiologista), diabetes, câncer.

Outras questões podem ser consultadas no site.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube