Estudante de Joinville cria software que permite diagnóstico precoce de AVC
Projeto de pesquisa da Univille foi apresentado no dia 20
Projeto de pesquisa da Univille foi apresentado no dia 20
A acadêmica do curso de Engenharia de Software da Univille Sabrina Boing Moreira desenvolveu, em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), um software capaz de auxiliar equipes médicas no acompanhamento e diagnóstico precoce do Acidente Vascular Cerebral, o AVC.
O trabalho foi apresentado no dia 20 de julho e integra os estudos científicos de um projeto de pesquisa da Univille que investiga a prevalência de Fibrilação Atrial em Idosos no Sistema Único de Saúde (SUS) e foi idealizado pelo professor Norberto Cabral, já falecido. Segundo a acadêmica, faltam publicações científicas no Brasil relacionadas à normativa, principalmente sua aplicabilidade.
O software desenvolvido por Sabrina serve de apoio para toda a equipe de assistência, desde o primeiro contato com o paciente, pois permite a inserção de dados preventivos como idade, gênero, cálculo de índice de massa corpórea (IMC), histórico de visita e uso de medicamentos, além de identificar em qual unidade de saúde os pacientes são atendidos, seus relatos e queixas em cada consulta.
Os dados clínicos lançados no software também permitiriam o cálculo de uma escala que identifica os riscos de um paciente com Fibrilação Atrial desenvolver um coágulo e, possivelmente, um AVC. Assim, toda equipe de saúde pode monitorar, gerar um banco de dados clínicos confiável e seguro, além de auxiliar no tratamento preventivo.