Estudantes da Udesc Joinville se classificam para final brasileira da Maratona de Programação
Udesc foi classificada para a final brasileira na 15ª colocação, concorrendo com 556 equipes de todo Brasil
Dez equipes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Joinville participaram, no último sábado, 8, em Curitiba (PR), da primeira fase da Maratona de Programação realizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
A Udesc foi classificada para a final brasileira na 15ª colocação, concorrendo com 556 equipes de todo Brasil. A equipe da Udesc vencedora foi “Como treinar o Seu João”, composta pelos alunos Eliton Machado da Silva, João Vitor Fröhlich e Rafael Granza de Mello.
A etapa nacional será realizada em Campo Grande (MS), nos dias 16 e 17 de março de 2023. Confira a pontuação das equipes participantes neste link.
Programa de Extensão
O programa de Extensão Maratona de Programação, coordenado pela professora Karina Girardi Roggia, é um programa permanente desde 2022 e conta com a participação de diversos professores do departamento de Ciência da Computação da Udesc Joinville.
Segundo a professora Karina, a 15ª colocação na competição foi inédita para a Universidade. “A Udesc Joinville já tem uma tradição dentro da Maratona de Programação, já conseguimos classificações com destaque na região sul, porém nunca tínhamos conseguido um resultado tão expressivo em âmbito nacional”, destacou.
A primeira fase da Maratona de Programação de 2022 ocorreu em 42 sedes no Brasil: 4 no Centro-Oeste, 12 no Nordeste, 6 no Norte, 15 no Sudeste e 5 no Sul. Participaram 556 times de 170 instituições brasileiras.
Como funciona a Maratona de Programação
Os times são compostos por três estudantes, que tentarão resolver durante cinco horas o maior número possível dos dez ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes estudantes têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.
Os competidores do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão, outros conhecimentos de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos.
Leia também:
– Tempo em Joinville: saiba o que indica a previsão para esta quarta-feira
– “Deus me deu esse dom”: conheça cabeleireira de Joinville que corta cabelo de idosos voluntariamente
– Acidente entre ônibus e motocicleta deixa motociclista ferido na Beira Rio, em Joinville
– Veja como receber Imposto de Renda pago em pensão alimentícia
– Dos 10 candidatos mais ricos do Brasil, apenas dois foram eleitos no primeiro turno; catarinense está na lista
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização