Estudantes do Colégio PM de Joinville são campeões da Jornada de Foguetes

Competição aconteceu no Rio de Janeiro

Estudantes do Colégio PM de Joinville são campeões da Jornada de Foguetes

Competição aconteceu no Rio de Janeiro

Redação O Município Joinville

A equipe Sírus Bellatrix, do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, de Joinville, conquistou o troféu de campeã na 78ª Jornada de Foguetes (nível 3), realizada entre os dias 27 e 30 de outubro, no município de Barra do Piraí, estado do Rio de Janeiro.

Durante os lançamentos, o grupo alcançou a marca impressionante de 355,9 metros de distância, garantindo o troféu de campeão, além de medalhas de ouro e certificados de participação.

A equipe é composta pelos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II Rafael Henrique Neri Matosinhos, Mateus Moreira Paes e Maria Fernanda Alves Rodrigues da Silva

A Jornada de Foguetes tem como principal objetivo despertar o interesse dos estudantes pela ciência e tecnologia, promovendo uma competição lúdica e interdisciplinar. Os foguetes utilizados são confeccionados com garrafas PET e impulsionados por água e ar comprimido, permitindo a aplicação prática de conceitos de astronomia e astronáutica.

O projeto da Olimpíada Brasileira de Foguetes (Obafog) foi desenvolvido ao longo do ano letivo de 2025, com a participação de 248 estudantes do ensino fundamental II. Como resultado, o colégio conquistou 30 medalhas nacionais, sendo 21 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze.

A equipe Sírus Bellatrix destacou-se inicialmente na competição interna dos lançamentos de foguetes, realizada em 1º de maio de 2025, quando obteve o primeiro lugar geral com um alcance de 328 metros. Essa conquista garantiu à equipe o convite para representar o colégio na Jornada Nacional.

Acompanhando os estudantes, estiveram presentes o professor de ciências César Moreira Paes (líder da equipe) e o pai de aluna Marco Antônio Rodrigues da Silva.

O professor César ressaltou a importância da conquista, lembrando que esta é a terceira vez que uma equipe do colégio conquista o troféu de campeã na competição, ao superar amplamente o limite de 240 metros estabelecido pela organização da Jornada.

Ele também destacou que nada disso seria possível sem o apoio da direção, equipe pedagógica, professores, militares, pais, APP e dos patrocinadores, que não mediram esforços para viabilizar a participação da equipe neste importante evento científico.

Leia também:

1. Ranking lista Porto Itapoá como o maior terminal de contêineres do Sul e o terceiro do Brasil
2. Morre fundador da tradicional Peixaria do Roque em Joinville
3. VÍDEO – E-book Origens de Joinville narra a história da cidade contada pelos seus muitos povos
4. Trimania: confira os vencedores de Joinville do sorteio deste domingo
5. Nadadores de Joinville brilham nas Paralimpíadas Universitárias


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo