Estudo reprova 18 marcas de creatina comercializadas no Brasil; saiba quais

Laudo foi divulgado pela Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais

Estudo reprova 18 marcas de creatina comercializadas no Brasil; saiba quais

Laudo foi divulgado pela Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais

Agência Brasil

A Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) reprovou 18 marcas de creatina comercializadas no mercado, conforme o laudo deste ano, divulgado nesta quinta-feira, 10, pela entidade. Na comparação com 2023, desta vez 21% das marcas reprovadas anteriormente foram aprovadas nesta edição da análise.

O estudo da associação comparou as informações constantes no rótulo dos produtos com o respectivo conteúdo das suas embalagens. No total, foram 88 produtos verificados.

Creatinas reprovadas

As empresas SUPLEY (fabricante marcas Probiotica e Max Titanium) , BRG (Integralmédica e Darkness) Rainha Laboratórios (Body Action) e Dux Nutrition tiveram seus produtos analisados, porém entraram com medidas jurídicas para não divulgação dos resultados

O estudo

O dado mais interessante do laudo foi a constatação de que dez marcas, fabricadas por quatro empresas, não continham nenhuma grama de creatina no produto. Nesta situação, uma empresa fabrica sozinha cinco das dez marcas reprovadas.

Conforme a legislação, é permitida uma variação de até 20% entre a indicação da quantidade de creatina e sua presença efetiva no produto comercializado.

Com tal critério – presença ou não de creatina no produto comercializado -, o laudo é dividido em cinco categorias: de 0% a 5%, 5,1% a 10%, 10,1% a 20%, -100% e -21% a 99%.

No primeiro caso (0% a 5%) foram 48 marcas aprovadas. Nas categorias seguintes (5,1% a 10% e 10,1% a 20%) foram 13 marcas aprovadas.

A relação de todas as marcas analisadas, aprovadas e reprovadas, está disponível no site da Abenutri. Os fabricantes já entraram com medidas judiciais contra a divulgação dos resultados.

Leia também:
1. Acusado de tentar matar própria esposa internada em UTI é condenado em Joinville
2. VÍDEO – Frentista agride motorista com pedaço de madeira após discussão em Joinville
3. Moinho do pórtico de Joinville passa por revitalização e ganha luzes
4. Morador de Joinville reclama de procedimento odontológico adiado por falta de insumos
5. VÍDEO – Carro pega fogo em avenida de Joinville


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo