ETA Cubatão volta a operar em Joinville após última parada programada para obras de modernização
Companhia Águas de Joinville afirma que abastecimento retornará gradativamente
Companhia Águas de Joinville afirma que abastecimento retornará gradativamente
A Companhia Águas de Joinville finalizou, na manhã deste domingo, 21, a sexta e última etapa das obras de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão, que exigiam a parada total da ETA durante os trabalhos. Agora, cerca de 90% da modernização está concluída e o restante das obras poderá ser feito com a estação operando.
A ETA foi religada às 8h, após a realização de testes que demonstraram a eficácia das melhorias realizadas. As obras se mantiveram conforme a previsão inicial, que era de 16 horas de duração nessa parada. Os trabalhos iniciaram no sábado a tarde e se estenderam ao longo da madrugada e manhã de domingo, conforme planejamento.
Com a ETA religada, o abastecimento retornará gradativamente, com a água chegando nas residências ao longo do domingo e durante a segunda-feira, 22, mas com a pressão reduzida. A população vai perceber que a pressão da água está menor. As regiões próximas ao Distrito de Pirabeiraba devem ter o abastecimento normalizado ao longo de segunda-feira. Já em áreas mais altas e mais distantes, o sistema deve ser restabelecido até terça-feira, 23.
Ao longo do dia, com o processo de normalização do abastecimento, a ETA Cubatão vai enviar mais de 100 mil litros de água potável por minuto para restabelecer o fornecimento aos consumidores.
Mesmo que comece a receber água, a população deve manter a restrição de uso, somente para beber, cozinhar e higiene pessoal, até que todos os bairros atendidos pela ETA Cubatão tenham abastecimento restabelecido. O objetivo é que todos tenham água para atividades essenciais até que o sistema se recupere, e que isso ocorra o mais rápido possível.
Nesta última parada da estação, foram substituídas duas peças para possibilitar a interligação das adutoras da estação, de 700 mm e 900 mm. Com a melhoria, os trechos dessas tubulações que ficam dentro da ETA poderão funcionar de forma independente. Os testes da nova subestação de energia que estavam programados também foram concluídos.
“Foram seis paradas ao longo de 2025, todas fundamentais para que a ETA Cubatão pudesse receber melhorias com impacto em tecnologia e segurança e ser mais eficiente. Com a ETA renovada, vamos reduzir a necessidade de novas paralisações”, afirma Sidney Marques de Oliveira Junior, diretor-presidente da Águas de Joinville.
No sábado, 20, para aproveitar a parada da ETA, também foram realizadas obras de melhoria nas redes de abastecimento dos bairros Bom Retiro, Saguaçu, Zona Industrial Norte, Distrito de Pirabeiraba e Itaum. Na manhã deste domingo, todas as intervenções haviam sido finalizadas, com liberação total do trânsito nas vias. A obra que estava programada para acontecer na rua Suburbana, próximo à esquina com a rua Florianópolis, no bairro Itaum, será remarcada para outro momento.
Esta foi a última etapa das obras de modernização em que foi necessário suspender as operações da ETA. Agora os trabalhos continuam com a estação em funcionamento. Na área de captação, três bombas submersíveis ainda serão instaladas. Essa troca representará economia com manutenção, redução no consumo de energia e mais segurança operacional.
Na subestação de energia, será implantado o sistema supervisório, que é um software que monitora e controla os equipamentos da ETA em tempo real por meio de uma tela com interface gráfica. Além disso, mais dois filtros serão reformados, e serão executados a infraestrutura predial, arquitetônica e os acabamentos da estação. A previsão é que as obras de modernização sejam concluídas até o fim deste ano.