Ex-prefeito de Porto Belo é alvo da 5ª fase da operação Mensageiro
Quatro mandados de prisão preventiva e 19 de busca e apreensão foram cumpridos
Além dos presos Clézio José Fortunato (MDB) e Jaime Antonio de Souza (PL), prefeito e vice-prefeito de São João do Itaperiú, no Norte Catarinense, o ex-prefeito de Porto Belo também foi alvo da 5ª fase da Operação Mensageiro, deflagrada nesta segunda-feira, 29.
A operação apura esquema de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro nos setores da coleta de lixo, de abastecimento de água e de iluminação pública em diversas regiões de Santa Catarina. Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e 19 de busca e apreensão.
Contra o deputado estadual Emerson Stein (MDB), ex-prefeito de Porto Belo (2017 e 2022), foi emitido um mandado de busca e apreensão.
Em nota, o deputado esclareceu que “ainda não está sob posse dos autos e acredita que logo deve se inteirar do processo”. Ele também ressaltou que está cooperando com as investigações.
“Assim que tivermos por dentro da ação vamos nos pronunciar”, afirmou.
Porto Belo
O município de Porto Belo também virou alvo de buscas nas investigações da quinta fase da operação. Em nota, o município comunicou:
“O município de Porto Belo vem a público informar que recebeu na manhã desta segunda-feira, 29, no Centro Administrativo, agentes do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), em investigação para nova fase da Operação Mensageiro, que investiga contratos firmados com o Grupo Serrana.
No Centro Administrativo de Porto Belo, a equipe buscou informações referentes a contratos estabelecidos no ano de 2021. O governo municipal colocou a equipe à disposição e está disposto a colaborar com a investigação, que segue em sigilo de Justiça.
O prefeito Joel Lucinda, que assumiu o governo de Porto Belo em 2022, ressalta que segue acompanhando o processo, que em Porto Belo, especificamente, está relacionado com a Empresa de Abastecimento de Água.
Com o objetivo de atender a demanda crescente de tratamento e abastecimento de água, Porto Belo já trabalha na elaboração de estudo que aponta a melhor forma de realizar o serviço na cidade, estudando também a implantação do saneamento básico. Destacamos que todo o processo de análise do novo formato a ser estabelecido foi supervisionado pelo TCE/SC.”
Leia também:
1. Juiz do caso Mariana Ferrer processa Ivete Sangalo por postagem
2. Idosos são presos em flagrante por injúria racial contra adolescentes em Joinville
3. VÍDEO – Mulher é presa em Joinville movimentando conta de médico sequestrado na Bahia
4. Sem reajuste, professores grevistas podem ter salários cortados em Santa Catarina
5. Quatro pessoas são presas em nova fase da Operação Mensageiro em Santa Catarina
Assista agora mesmo!
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: