Ex-reitora da Univille e referência na educação em Joinville, Marileia Gastaldi Machado Lopes morre aos 79 anos
Professora foi uma das idealizadoras da universidade no município
Professora foi uma das idealizadoras da universidade no município
A professora doutora Marileia Gastaldi Machado Lopes, ex-reitora e ex-diretora da Univille, morreu nesta sexta-feira, 9, aos 79 anos. A informação foi confirmada pela Presidência da Fundação Educacional da Região de Joinville (FURJ) e pela Reitoria da universidade.
Marileia teve uma trajetória de quase cinco décadas dedicadas à instituição. Ela atuou como docente entre 1969 e 2017, totalizando 48 anos de trabalho na área da educação, e esteve à frente da universidade como diretora e reitora entre 1990 e 2004.
Reconhecida como idealizadora da Univille, a professora liderou o projeto que transformou as faculdades mantidas pela FURJ em universidade, processo que resultou no credenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC).
Ao longo da carreira, a professora teve atuação destacada em entidades educacionais, como a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e a Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC).
Marileia também integrou órgãos públicos, como o Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, e colaborou com a Secretaria de Saúde do município de Joinville.
Em nota, a Presidência da FURJ e a Reitoria da Univille lamentaram a morte da professora, destacaram sua contribuição para a educação e manifestaram solidariedade aos familiares e amigos. A instituição decretou luto oficial por três dias.
A Prefeitura de Joinville também emitiu uma nota de pesar, em nome do prefeito Adriano Silva e da vice Rejane Gambin. “Expressamos nosso reconhecimento ao legado e à dedicação da professora Marileia, que sempre teve um olhar atento para a Educação e foi decisiva no fortalecimento do Ensino Superior em nossa cidade. Suas ações contribuíram para a formação de inúmeros profissionais que hoje se destacam em suas áreas. Nossos sentimentos aos familiares, amigos e comunidade acadêmica”.
Leia também:
1. Defesa Civil alerta para risco de temporal com vento forte e granizo em Joinville
2. VÍDEO – Temporal com queda de granizo causa estragos em Jaraguá do Sul
3. Novas regras para ciclomotores entram em vigor: entenda o que muda em Joinville
4. Bombeiros Voluntários de Joinville atendem mais de 14 mil ocorrências em 2025
5. Obra na rede de água vai interromper abastecimento em 10 bairros na Zona Sul de Joinville
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: