Execução do hino nacional em escolas de Joinville pode se tornar obrigatória

Proposta é do vereador Wilian Tonezi (PL)

Execução do hino nacional em escolas de Joinville pode se tornar obrigatória

Proposta é do vereador Wilian Tonezi (PL)

Lara Donnola

O vereador Wilian Tonezi (PL) apresentou um projeto de lei que propõe a execução obrigatória do Hino Nacional Brasileiro em todas as escolas da rede municipal.

Segundo o projeto de lei 18/2025, o hino deverá ser executado uma vez por semana, de preferência no início das aulas, com a participação de alunos, professores e funcionários. Segundo o autor, o objetivo é incentivar o respeito aos símbolos nacionais e promover a educação cívica nas escolas.

Além disso, o projeto prevê que a execução do hino seja acompanhada por atividades educativas que expliquem o significado histórico e cultural do hino e demais símbolos nacionais. O momento também poderá ser acompanhado do hasteamento da bandeira do Brasil.

De acordo com a proposta, a Secretaria Municipal de Educação seria responsável por oferecer suporte técnico e material, além de capacitação para os professores sobre o tema e fiscalizar o cumprimento da lei.

O projeto ainda incentiva ações pedagógicas e extracurriculares para que os estudantes conheçam outros símbolos nacionais, como a bandeira e o brasão da República. Segundo o autor da proposta, a intenção é fortalecer a cidadania e valorizar a identidade nacional entre os jovens.

O projeto foi incluído na pauta da 33ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Joinville, realizada nesta quarta,feira, 23, e agora aguarda discussão e votação pelos vereadores.


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo