X
X

Buscar

Expectativa é que Joinville tenha Centro Dia para idosos até último trimestre do ano

Unidade pública será destinada ao atendimento especializado aos idosos dependentes de familiares

Joinville pode contar com Centro Dia para idosos até o último trimestre de 2021. A informação foi confirmada pela secretária de Assistência Social do município, Fabiana Cardozo.

Com verba de R$ 480 mil do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI) já aprovada pelo Conselho Municipal, a previsão é que o local seja aberto junto à Associação Diocesana de Promoção Social (Adipros) de Joinville.

Fabiana destaca que este fundo é originário de doações realizadas através das declarações de imposto de renda, direcionadas ao fundo do idoso.

“É um dinheiro do fundo, não da prefeitura. Instituída a política pública, a prefeitura irá pagar o restante”, explica.

Apesar da aprovação da verba, a criação da estrutura na data prevista depende de fatores como documentações e parcerias.

Público alvo

O espaço, em fase de construção, será destinado aos cuidados em tempo integral ou parcial para atendimento especializado a idosos em situação de dependência ou que tenham sofrido com algum tipo de violência.

“A instituição vai buscar o idoso na casa, vai ter um carro adaptado. O idoso passa o dia lá [no Centro Dia], como se fosse uma creche para idosos, e depois volta para casa”, explica Fabiana.

De acordo com Fabiana, a princípio, serão destinadas 30 vagas – dez para período integral, dez para período da manhã e dez à tarde. Neste primeiro momento, os beneficiados com as vagas já foram mapeados: “são idosos com direito violado”.

Atualmente, o município conta com 196 idosos neste grupo. Deste número, a secretaria irá identificar quais precisarão deste suporte.

Desde 2014, Joinville já conta com Centro Dia para pessoas com deficiência. Estrutura conta com 30 vagas e funciona em parceria com Assistência Social e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube