X
X

Buscar

Faculdade de Joinville apadrinha Praça Lauro Müller

Adoção do espaço tem como meta apoiar e promover ações culturais

A UniSociesc, em parceria com a Orcali, adotou oficialmente a Praça Lauro Müller, em Joinville. A cerimônia aconteceu na manhã de sexta-feira, 28, com a presença do prefeito Adriano Silva, da vice-prefeita Rejane Gambin. Ação faz parte do projeto #JoinvilleMaisBonita, da Prefeitura, que conta com apoio de empresas e instituições da cidade.

O objetivo é manter a área preservada e cuidar do patrimônio cultural, por meio de intervenções de alunos, professores e toda a comunidade.

“A instituição já trabalhava diariamente no intuito de deixar a praça ainda mais bonita para a comunidade aproveitar o espaço. Inclusive, o painel da Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin, que fica no local, foi elaborado pelo artista Fritz Alt, que também tem uma de suas obras expostas aqui Campus”, conta Marcela Xaxier, prefeita dos Campus Park da UniSociesc.

Escultor, Friedrich Alt nasceu na Alemanha e chegou em Joinville no início dos anos de 1920. Uma de suas primeiras obras na cidade foi a estátua da princesa Dona Francisca Carolina de Bragança, irmã de Dom Pedro II. Em 1955, construiu o painel em pastilhas vítreas, instalado na fachada externa da Biblioteca Rolf Colin e, anos mais tarde, o painel do Campus Park.

O programa

O Programa Joinville Mais Bonita tem por finalidade mobilizar cidadãos e empresas a contribuírem para o embelezamento da cidade por meio da adoção de praças, parques, jardins, áreas de lazer, canteiros e demais espaços públicos.

O contrato de adoção da UniSociesc tem validade de um ano com possibilidade de renovação. “Ter a comunidade e a escola juntas faz parte do nosso ecossistema e de tudo que estamos construindo. Essa é uma forma de agradecer a Joinville e Santa Catarina”, conclui Marcela.