FCF pede que clubes não publiquem imagens de lances polêmicos de arbitragem na Copa SC
Federação diz que pedido é para evitar confronto de imagens; profissionais de comunicação dos clubes podem ser punidos em caso de descumprimento
A Copa Santa Catarina 2024 iniciou neste último fim de semana e já teve a primeira polêmica que envolveu a arbitragem. No jogo entre JEC e Concórdia neste domingo, 8, um gol marcado pelo tricolor no último minuto de jogo foi anulado por uma possível saída de bola na linha de fundo no momento do passe para Lucas de Sá.
O gol saiu em cruzamento de Danilo Matielo para Lucas de Sá, que chapou de primeira dentro da pequena área e fez o gol. Mas o bandeirinha marcou saída de bola na hora do passe do lateral do tricolor na linha de fundo e a partida terminou sem gols.
A saída de bola foi marcada pelo assistente José Paulo Martins Sinfronio (FCF) e gerou muitas discussões entre os torcedores, principalmente nas redes sociais, e na imprensa.
Porém, diferente do que ocorreu em outros momentos, na Copa SC deste ano, os clubes estão com uma orientação de não divulgarem nas redes sociais casos que envolvam a arbitragem.
O motivo, segundo o que a reportagem do jornal O Município Joinville apurou com exclusividade, seria uma solicitação enviada pela Federação Catarinense de Futebol (FCF) para que clubes participantes não divulgassem imagens de lances polêmicos que envolvam as equipes de arbitragem durante ou depois das partidas.
A solicitação foi enviada por e-mail por Carlos Fernando Crispim, diretor do Departamento de Competições da FCF, antes da competição iniciar.
Ele cita na mensagem que a Copa Santa Catarina é uma competição privilegiada no estado, já que dá vaga ao campeão na Copa do Brasil de 2025, e para evitar “problemas futuros” (sic), uma vez que os profissionais de comunicação dos clubes estão em locais com visão privilegiada no entorno do gramado, as imagens destes tipos de lances não eram para ser divulgadas.
No comunicado, ainda é citado que, em caso de infração por parte dos clubes, o Departamento de Competições da FCF poderá promover ações para alterar a diretriz de imprensa estadual, restringindo o quantitativo e funções de profissionais dos clubes, ou até mesmo não permitindo o credenciamento de quem não atender a solicitação.
Em contato com o jornal O Município Joinville no fim da tarde desta segunda-feira, 9, Carlos Crispim diz que a solicitação foi realizada somente para que imagens feitas pelos profissionais de comunicação dos clubes não confrontem com as da transmissão oficial ou do VAR, quando houver, e não gerar mais polêmicas.
Polêmica no Catarinense
O árbitro da partida entre JEC e Concórdia neste domingo foi Franciel dos Santos Martins (CBF). O árbitro foi justamente pivô de outra polêmica em partida entre as equipes, que ocorreu no Campeonato Catarinense deste ano.
Na ocasião, o clube joinvilense protocolou uma reclamação na Federação Catarinense de Futebol (FCF) onde afirmou que as decisões do árbitro, “em lances claros e sucessivos na partida, prejudicaram o time e o jogo”.
Além da reclamação formal, o clube fez um vídeo com os lances em questão e publicou no Youtube e também nas redes sociais.
Leia também:
1. Homem é preso com diversas drogas em apartamento no bairro Jardim Iririú, em Joinville
2. Joinville Vôlei inicia venda de ingressos para fase decisiva do estadual
3. PM é afastado após denúncia de agressão contra aluno negro em escola de Joinville; SSP-SC investiga
4. Homem morre afogado depois de caiaque virar em praia de Garopaba
5. Festival Sertanejo: conheça os vencedores da etapa de Joinville
Assista agora mesmo!
Taiwanesa achou que cemitério de Joinville era um parque: