Feira de armas em Joinville reúne expositores e visitantes de diversas regiões do Brasil

Houve registro de aglomeração durante o evento

Feira de armas em Joinville reúne expositores e visitantes de diversas regiões do Brasil

Houve registro de aglomeração durante o evento

Lucas Koehler

Iniciada na última quinta-feira, 19, a feira de armas Shot Fair Brasil, em Joinville, reúne pessoas de diferentes estados do país para consumir e conhecer temas relacionados ao armamentismo.

O evento, que acontece até este sábado, 21, na Expoville, conta com 50 expositores, distribuídos em mais de 20 mil metros quadrados destinados às marcas nacionais e internacionais na área de armamentos e munições.

Um dos visitantes é Márcio Augusto, lojista de Franca (SP). Lá, além de um estabelecimento, ele possui um clube de tiros e veio à feira buscar novas parcerias. “Agora o mercado está aberto, com possibilidades de produtos importados que antes não era possível ter”, explica. O paulista disse estar encantado com o evento. “Está perfeito, que seja a primeira de muitas”, diz.

Márcio Augusto é de Franca (SP) e veio à feira em Joinville | Foto: Lucas Koehler/ O Município Joinville

Vinícius Inácio, de São Paulo (SP), também é de um clube de tiro e veio a Santa Catarina para conferir as novidades bélicas, tanto em armas, quanto em equipamentos e vestuário. Para ele, o grande destaque são os novos armamentos disponíveis. “Alguns não tínhamos acesso, era complicado conseguir importar, hoje você compra em uma loja física”, conta.

O rapaz acredita que eventos como esse podem ampliar o debate sobre armamento. “As pessoas criam noção que se pode ter uma arma de fogo em casa, pode pegar ela na mão e ver se é boa”, analisa.

Expositores

Para quem expõe a marca e produtos, a feira se pôs como uma ponte para negócios e divulgação da empresa. Exemplo disso é o que faz Luis Correa, gerente da Fireeagle, localizada no Rio Grande do Sul.

Com foco em produzir kits de carregadores para armas, ele cita que o estabelecimento utilizou o local para lançar produtos feitos, exclusivamente, no Brasil. “Os visitantes ficam surpresos quando descobrem que os produtos são fabricados no nosso país, pensam serem produtos importados”, comenta.

Luis Correa (à dir.) e equipe da Fireagle, do Rio Grande do Sul | Foto: Lucas Koehler/ O Município Joinville

Já para Luis Matos, responsável pela SCM Concept, o evento coroa a tradição que Joinville tem com o tiro. “Temos clubes tradicionais e a cultura está aqui há 150 anos”, fala.

Leia mais:

Feira de armas é aberta em Joinville e conta com participação de Bolsonaro
Liminar do MP-SC proíbe presença de crianças em feira de armas, em Joinville

Ele ressalta que a feira oportuniza integração entre os públicos e é uma oportunidade profissional. “Se gera negócios. Além do nosso setor, beneficia as áreas de serviços e a rede hoteleira. Movimentamos a economia”, pensa.

Luis Matos, expositor e palestrante do evento | Foto: Lucas Koehler/ O Município Joinville

Mulheres e armas

Com público formado na maioria por homens, mulheres de cidades diferentes do Brasil também visitaram a feira Shot Fair Brasil, em Joinville.

Cristiane Lemos saiu de Brasília (DF) para, de acordo com ela, demonstrar sua personalidade “armamentista e atiradora”. A brasiliense destaca que sua participação é pensada em unir forças para que o evento seja realizado outras vezes.

Ela crava que a presença feminina no local pode quebrar paradigmas. “É só início, a ‘mulherada’ está cada vez mais na linha de frente. Infelizmente, ainda somos poucas em número, mas muitas em força”, reflete.

Moradora de Antônio Carlos (SC), a especialista em odontologia Letícia Mattos também afirma que a presença feminina é uma ruptura ao cenário masculinizado. “Os homens têm contato com armas muito jovens e as mulheres, muitas vezes, são afastadas deste ‘mundo'”, comenta.

Cristiane Lemos (à esq.), Vinícuis Inácio (centro) e Letícia Mattos (à dir.) em visita ao evento | Foto: Lucas Koehler/ O Município Joinville

No caso dela, porém, o convívio com munições aconteceu desde quando era criança, o que a fez perder preconceitos com o tema e ter iniciativa para participar de eventos do tipo.

O objetivo, segundo Letícia, é cada vez mais reunir mulheres neste setor, além de ampliar as opções de produtos ao público feminino. “Está melhorando, já existe, inclusive, um vestuário com roupas para nós”, finaliza.

Cuidados com a Covid-19

No local, apesar da organização exigir máscara na entrada e, durante a semana, ressaltar os cuidados necessários para se evitar o contágio do coronavírus, o evento registrou aglomeração em corredores e expositores.

Registro de aglomeração em uma das exposições | Foto: Lucas Koehler/ O Município Joinville

Em nota, a assessoria de comunicação da Shot Fair Brasil afirma que “todos os protocolos de prevenção à Covid-19 implantados no evento estão sendo aplicados”.

Além disso, ainda no texto, que as orientações de distanciamento e uso de máscaras foram repassadas aos visitantes e expositores. “Essas medidas são reforçadas pelas equipes da organização”, diz o documento.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo