Feira de armas inicia nesta sexta-feira em Joinville; veja como funciona o evento

Prefeito de Joinville e deputado estadual estiveram presentes na abertura da exposição

Feira de armas inicia nesta sexta-feira em Joinville; veja como funciona o evento

Prefeito de Joinville e deputado estadual estiveram presentes na abertura da exposição

Lucas Koehler

Nesta sexta-feira, 23, iniciou a Texas Expo & Tiro, em Joinville. O evento, que acontece no Parque Hansen, tem como objetivo promover exposições, demonstração e palestras sobre armas e equipamentos de segurança.

Com cerca de 40 expositores de estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, a feira realizará atividades durante todo o fim de semana, com encerramento neste domingo, 25.

Para o expositor da Pavei Armas, Maurício Gava, este é um momento para aumentar a proximidade com os clientes, mostrar peças que, muitas vezes, ficam apenas em estoque, oportunizar aos visitantes pegar armas em mãos e tirar dúvidas gerais. Com foco em vender armamento para empresas, a Pavei tem como público-alvo clubes de tiro, lojas de caça e pescas, armas e artigos militares.

Maurício Gava, expositor da Pavei Armas | Foto: Lucas Koehler/O Município Joinville

“Nós fornecemos toda a parte de insumos, que varia de munições a proteções balísticas. Produtos para escoltas armadas, seguranças patrimoniais, vigilâncias armadas e transporte de valores, por exemplo”, conta.

Já Débora Saraiva foi ao local apenas para conhecer. Ela destaca o tamanho e organização do evento, além de ser uma oportunidade das pessoas poderem interagir com diversas pessoas que se interessam pelo mesmo tema. “Você entra nesse universo”, explica.

Sobre ter armas, Débora destaca que todos devem ter o direito de portá-la, porém, defende que exista política pública para regular o armamento. “Não pode ser ‘quem tem dinheiro, compra’, é preciso fazer exames físicos e mentais em quem poderá comprar”, salienta.

Feira expõe e comercializa diversas armas | Foto: Lucas Koehler/O Município Joinville

Silvio Cogo veio de Santos, de carro, com a esposa, para visitar a feira. Praticantes de tiro desportivo, o homem conta que ainda não tinham participado de um evento do tipo, por isso vieram a Santa Catarina prestigiar o espaço. Ele lamentou o atraso para iniciar a feira, mas, em seguida, elogiou a iniciativa. “Está tudo maravilhoso”, ressalta.

Leia mais: Santa Catarina é o segundo estado com mais armas registradas por cidadãos

Apaixonado por armas e tiros desde criança, Silvio destaca que, na feira, poderá comprar equipamentos novos e treinar. Ele também acredita que o armamento deveria ser expandido no país.

“Hoje se compra ilegalmente e de maneira mais barata. O Brasil deve impedir o acesso ilegal e facilitar a posse da arma para o ‘cidadão de bem'”, comenta.

Silvio Cogo (à dir) ao lado da esposa. Eles vieram de Santos (SP) para conhecer o evento | Foto: Lucas Koehler/O Município Joinville

Tainara Zimermann, uma das organizadoras da Texas Expo & Tiro, diz que está satisfeita com o primeiro dia de atividades. “O pessoal está procurando bastante. Agora, um vai falando para o outro e atraindo mais visitantes”, analisa.

Políticos prestigiam evento

Entre os visitantes, políticos joinvilenses estiveram presente na abertura da feira. O prefeito Adriano Silva (Novo), além de marcar presença, discursou para os participantes.

Adriano afirmou que a prefeitura está “dedicada a expandir a desburocratização para atrair mais eventos”, além de parabenizar os organizadores da Texas Expo & Tiro.

Outro político presente foi o deputado estadual Sargento Lima (PSL). Ele destacou ser um atirador e que tem diversos amigos expondo armas na feira. Lima opinou que a atividade é uma importante fonte de recursos para a cidade e o estado. “Esse ‘mundo mágico’ do tiro está se tornando cada vez maior. Não é somente sobre armas, mas também direitos”, pensa.

Deputado estadual Sargento Lima, no centro, visitou a feira | Foto: Lucas Koehler/O Município Joinville

O deputado ressalta que o evento é uma forma de ampliar o debate sobre o armamento no país, no qual ele classificou com um “ambiente familiar”. “É uma possibilidade de mostrar para o cidadão que se trata de liberdade. Se fala até de zoofilia, por que não sobre armas?” questiona.

Cuidados com a Covid-19

Segundo a organizadora Tainara Zimermann, o evento obteve liberações da Vigilância Sanitária para realizar a feira e que estava cumprindo as regras, como oferecer álcool em gel e exigir o uso de máscara, além de manter o distanciamento social. O local continha totens com álcool em gel e, em cada exposição, havia o item.

Entretanto, diversas pessoas estavam no interior do evento sem máscara e descumprindo regras de distanciamento social, medidas para conter o avanço da Covid-19.

Segundo a Prefeitura de Joinville, a Vigilância Sanitária realiza fiscalizações preventivas em eventos e também recebe denúncias feitas pela população, que também podem ser realizadas com a Polícia Militar. As ações são intensificadas nos fins de semana.

Atualizado às 20h20 de 23/07: acrescentada a resposta da Prefeitura de Joinville sobre as fiscalizações de regras para enfrentamento da pandemia.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo